Pilotagem de Harleys e motos custom

Não existe muita literatura em português sobre pilotagem de motos. E quando o assunto são motos “custom”, o funil fica ainda mais estreito. Percebi isso quando um grande amigo comprou uma moto e me pediu algumas dicas.

Em inglês, temos excelentes livros sobre o assunto, como a bíblia da pilotagem “A Twist Of The Wirst 2”, do Keith Code que, apesar de ser voltado para esportivas e tourings, possui conselhos que podem ser aplicados para qualquer tipo de moto.

Acredito que isso acontece pois a cultura motociclística sempre teve uma transmissão de conhecimento mais informal no Brasil. Antes, muitos aprendiam a pilotar em cinquentinhas e DT’s com um amigo, pai ou irmão mais velho. As ruas eram tranqüilas e você ia pegando o jeito dando um rolê aqui e outro ali, para depois subir na escala para motos maiores. Mas essa época está acabando. As cidades estão cada vez mais cheias e muitos só vão ter contato com uma moto quando já desfrutam de uma certa estabilidade financeira, o que geralmente só ocorre com a idade.

Por isso, nos próximos meses, pretendo colocar neste espaço o máximo de material sobre o assunto para ajudar o meu amigo, algumas coisas que tive contato nesses 16 anos sobre duas rodas, mas focando sempre no universo das “customs”.

Ride hard or don’t ride at all.

25 ideias sobre “Pilotagem de Harleys e motos custom”

  1. Pronto, acabei! Durante algumas semanas li todos os posts do blog de trás para frente até chegar neste aqui, que presumo ser o 1º.

    Acompanhei muita coisa interessante: a briga HD x Izzo, aulas/dicas de pilotagem, vídeos sensacionais, pin-ups, bobbers, cafés, MCs, etc. Consegui perceber o amadurecimento do blog, com posts cada vez mais elaborados, com opiniões coerentes (as vezes diferentes das minhas) e acima de tudo, seriedade.

    Parabéns pelo blog!

    Abraço.

    1. Sim, esse é o primeiro Louis.

      Caraca, são exatos 1.359 posts publicados, você teve paciência, hehehe.

      Agradeço muito o elogio! É por coisas assim que continuo, e tento melhorar sempre.

      Grande abraço!

      1. Pois é, também fiz a mesma coisa que o Luis ai. Encontrei o blog por acaso em um dos tópicos lá do Motoscustom.com e fui vendo todos os post também. Li todos, só não assisti todos os videos. Gostaria de dar os parabéns não só pelo blog mas pela iniciativa, é legal ver que tem muita gente boa e que se interessa pela historia e do “life style” sobre duas rodas!!

          1. Mais um que acompanhou a trajetória dos seus mil e trezentos e mais algumas dezenas de posts, Bayer! Viciante eu diria! Friso os parabéns pelo seu excelente trabalho!! Você merece!

            Abraços!

  2. É dificil achar site que fale sobre motos sem estar carregado de preconceito. Fiz como o Louis e cheguei até o começo, e gostei muito do que li. As matérias são interessantes e informativas. Lembrei de uma vez que estava voltando da faculdade com uma Intruder 250 totalmente Rat e ela deu problema. O cara que parou pra me ajudar tinha uma Harley e ele poderia simplesmente ter ido embora mas parou a moto em um lugar de risco, me ajudou, sujou as mãos, a calça no chão sujo e me acompanhou até ter certeza que eu chegaria em casa. Diferente de uns babacas que acham que são reis e melhores que os outros por conta do bar and shield. Parabéns Bayer. Continue com o blog e com esse espirito.

  3. Véio , por acidente achei seu blog, estava procurando Shadow Bobber , a propósito estou querendo comprar uma se souber de alguém , estou gostando das matérias ,parabéns …..

  4. Cara nem sei o que falar, demorei apenas uma semana para ler todo seu site, (Todo tempo livre que tinha!!..rs não consegui parar!).
    Realmente Incrivel!,materias duca…, indicações estremamente pertinentes, fotos e videos sensacionais.

    PARABÉNS!!!

    Espero um dia trocarmos umas idéias junto com umas brejas!!
    Quando aparecer em Sorocaba avise!

    Zequetto

  5. É uma febre, tu começa a ler e não quer parar. Excelente material. Interessante seria ter isso tudo consolidado em um volume como num livro. Seria livro de cabeceira!

  6. Ie Bayer… também rodei as 105 páginas, uma a uma… parabéns pelo blog cara. Vi que em muita coisa que pensamos da mesma forma. Sou contra o rotulo de ou você é biker ou é côxa … ando de moto praticamente 365 dias do ano, faça chuva ou faça sol, possuo uma pra bater no dia a dia, e uma pra pegar estrada e trabalhar de vez em quando. Tento manter as duas andando sempre na base da unha, manutenção em oficina só as mais complicadas… E acho que tenho o dever de falar qual foi meu post preferido: foi o do cara que mexeu na moto na garagem e dentro do apartamento, “brigando” com vizinhos chatos pra carai e tendo que olhar as torcidas de nariz da esposa!

    abraço cara… e a partir de hoje… irei ler “normalmente” o blog, a cada postagem sua…

  7. Awesome Bayer.

    Após duas semanas de leitura “descompromissada” em horários livres, incluindo algumas noites adentro, terminei também de ler todos os artigos de traz para diante.

    Posso dizer que li todos e vi a grande maioria dos vídeos. Alguns já não mais disponíveis.

    Parabéns pelo conteúdo, achei o Blog buscando na internet por algumas palavras chaves. Li posts pulados, mas como todos eram interessantes, resolvi ir no último e começar a clicar no “post anterior” após ler aquele, e assim sucessivamente. Deixando a aba aberta na Tablet, e no dia seguinte, fazendo o mesmo.

    Grande abraço, força e sucesso.

  8. Assim como os demais acima, também li todos os posts desse excelente veículo de informação.
    Sempre fui um fã de motos, mas “com o passar da idade e estabilidade financeira” resolvi apenas neste ano comprar a minha motinho, uma Kawasaki Ninja 300 0km.
    Independente do estilo da moto (esportiva x custom x etc…), aprendi muitas coisas nessas leituras. E continuo aprendendo sempre, pois volta e meia busco ler novamente determinado post, para reforçar os ensinamentos e aprender, também, com os comentários pertinentes dos amigos.
    Parabéns, Bayer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *