Treinamento da ROCAM

Muitos já devem ter ouvido falar no Leandro Mello, piloto de testes, repórter e campeão de Superbike em 2002. Descobri há pouco tempo que o seu pai, Pedro Mello, é coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo, e foi o responsável pela criação da ROCAM, da qual foi comandante.

Encontrei uma biografia muito interessante sobre ele no site Motos Clássicas:
http://www.motosclassicas70.com.br/coronel_pedro.htm

Lendo a Wikipedia, entendi porque nem todo policial de moto aqui tem São Paulo tem a mesma habilidade e ostensividade nas abordagens (é, eu já tive a minha cota delas). Eu acreditava que todos vinham do mesmo batalhão, mas não é essa a história:

A ROCAM é originária do 1º Batalhão de Choque, ROTA, possui uma doutrina rígida onde o policial é submetido a um estágio onde é rigorosa e diariamente avaliado em atributos como condução de motocicleta (…). Em 2005 o então Secretário de segurança pública, na atribuição de suas funções e desprovido de conhecimento acerca do trabalho realizado pela ROCAM do 2º Batalhão de Choque, multiplicou a sigla ROCAM em praticamente todos os batalhões da policia do estado de São Paulo, confundindo a população que não compreende a diferença que existe entre a ROCAM da tropa de choque e a “ROCAM” criada por ele em outros batalhões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>