Como proteger sua moto contra roubos

ou “Os segredos de um ladrão profissional”.

Ontem, um post do Redditt tomou de assalto diversos fórums de motocicletas gringos. Nele, um ex-ladrão de motos e ex-proprietário de uma loja que servia de fachada para um lucrativo negócio de motos roubadas, resolveu contar sua experiência de 10 anos no crime, com diversas dicas de como evitar o roubo da sua moto (bem, tecnicamente, o furto dela): www.reddit.com/r/motorcycles/comments/t5shp/ex_thief_chopshop_operator_ama/

Claro, a realidade americana é muito diferente da nossa. Lá, roubo de motos a mão armada é quase inexistente, e as penas são muito mais duras para esse tipo de crime. No entanto, certas verdades são universais e podemos aprender muito com elas.

Assim como no Brasil, as motos mais visadas são as superesportivas. Em segundo lugar estão as Harleys, especialmente as cheias de acessórios, cujo os maiores compradores são membros de alguns dos grandes M.C.s de lá. Ou seja, no mundo inteiro é a mesma coisa: se tem gente disposta a comprar, vai ter gente disposta a roubar.

Antes de começar, quero lembrar sobre o alerta que postei para os proprietários de Harleys há algum tempo: http://olddogcycles.com/2012/04/alerta-aos-donos-de-harley.html

Para eles, esse é a primeira coisa a ser feita para proteger a moto.

As principais dicas são:

Use uma boa trava de disco, daquelas de US$100, já que travas baratas são fáceis de arrombar em silêncio. Parece óbvio mas não é. A maioria dos ladrões carregam um alicate tesoura, fácil de esconder e rápido de usar. Travas e cadeados baratos podem ser cortados eu pouquíssimos segundos com um alicate desses. Além disso, as trancas dessas travas podem ser abertas até mesmo por uma caneta Bic, ou o que é mais comum, arrombadas sem muito esforço fazendo uma alavanca nelas.

Este é o inimigo.

A recomendação dele é a Kryptonite Fahgettaboudit, cuja a trava é muito difícil de ser arrombada, e o material de qualidade faz com que ela demore uma eternidade para ser cortada até mesmo com uma esmerilhadeira. Outra recomendada é a Xena XX10, que é a que ele diz estar usando atualmente.

Também é importante usar a trava de disco na roda traseira. Há maneiras de se contornar uma trava na dianteira, removendo a pinça e até mesmo retirando a roda e o rotor. E no geral, é mais fácil de se “trabalhar” em uma trava que está na dianteira.

Quanto as correntes, nunca use uma dessas compradas em lojas de material de construção, mesmo as extremamente grossas. Você precisa de uma feita com uma liga forte, que não possa ser cortada por um alicate tesoura, como as fabricadas pela Kryptonite.

Sempre trave o seu guidão. SEMPRE. Tudo bem, a trava é fácil de ser arrombada (como no vídeo), mas nem sempre. Às vezes, ela teima em ceder e faz um barulhão quando quebra. É mais uma coisa pra dificultar a vida do ladrão.

Se a sua moto fica exposta, parada em uma garagem aberta ou sempre no mesmo estacionamento, coloque uma capa com cadeado nela. Além de dificultar a identificação do modelo da sua moto (o que espanta os gatunos de oportunidade), um larápio vai ter que rasga-la para mexer na moto, o que pode chamar a atenção.

Sobre o lo-jack e rastreadores, a notícia não é boa. A maioria das lojas faz uma instalação padrão, que o ladrão pode desmontar em pouquíssimos minutos. Quanto mais popular um alarme, mais conhecimento eles possuem sobre ele, e mais rápido podem contorna-lo. O ideal é fazer uma instalação mais elaborada e escondida, mas que mesmo assim pode ser contornada por um ladrão experiente. Às vezes, ele pode mexer um pouco na moto, e voltar para terminar o serviço com calma mais tarde. Esse é mais um motivo para o uso da capa, assim você sabe que alguém estava fuçando na moto.

Um bom lugar para se instalar um rastreador, é dentro da caixa do filtro de ar, com a fiação passando pelo chicote original, sem aparentar sem algo colocado depois.

Se você puder combinar vários sistemas, como uma boa trava na traseira e outra na dianteira, melhor. Uma corrente boa como as Kryptonites são impraticáveis de serem levadas em uma mochila, mas são uma ótima opção para ancorar a sua moto na garagem onde ela fica a maior parte do tempo, por exemplo. Mais uma vez, ancore a roda traseira, e se possível passe a corrente por dentro da balança, e não só pela roda.

Em alguns modelos, um truque é levar uma pequena chave de fenda e remover o manete da embreagem. Ninguém vai a lugar nenhum sem uma embreagem. No entanto, essa dica não serve para quem estaciona todo dia no mesmo lugar. Nesse caso, se o cara realmente quer sua moto, ele vai trazer um manete extra.

Muitos ladrões são caras-de-pau. Vão roubar na frente de um prédio cheio de gente, em uma rua movimentada, e vão fingir que nada está acontecendo. Um chegou até a pedir ajuda para um pedestre na hora de quebrar uma trava, dizendo que tinha perdido a chave e estava atrasado.

Por último, se alguém tentou levar sua moto e não conseguiu, tire ela de lá. Muito provavelmente eles vão voltar. Dependendo da procura dos gatunos por um modelo, é capaz dele voltar para ver se você comprou outra igual com o dinheiro do seguro.

O mais importante é pensar na segurança da sua moto como uma série de camadas, uma vai se sobrepondo a outra para tornar a sua menos interessante para o larápio.

Espero ter ajudado com este post. Se ladrão gostasse de trabalho, não era ladrão. Então vamos dificultar a vida deles.

10 ideias sobre “Como proteger sua moto contra roubos”

  1. Meu caro, a DIVECAR está atrás de 300 HDs furtadas, com documento adulterado no detran.
    Na hora de comprar, vale a dica, veja a sequência de números do chassis, segundo o manual da minha HD (2006) o número deve começar com 9321.
    Quem comprou roubada, vai perder a motocicleta.

    1. As Xenas são fáceis de abrir. Entretanto a Xena XX10 (um modelo específico), aparentemente é mais segura pois usa um sistema diferente.

      No entanto, se você encontrou algo sobre a Xena XX10, por favor poste aqui nos comentários para informarmos os demais.

  2. Eu uso há anos uma trava daquelas redondas usadas em portas de aço com chave tetra na polia traseira, sei que tem cara que consegue “michar” a treta mas dependendo da posição dá um puta trabalho pro larápio e alicate de corte mal risca o pino de aço, o legal é pintar de preta para confundir um pouco a visão…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *