As motos de Sons of Anarchy

Membros de um M.C. dos EUA em ação. Com esses caras, não tem frescura.
Membros de um M.C. dos EUA em ação. Com esses caras, não tem frescura.

Várias vezes vi pessoas indignadas com as motos da série, dizendo que um clube como aquele deveria usar choppers, ou umas puta Harleys personalizadas, e reclamando dos farings ou dos tênis brancos. Então percebi que muitos dos recém chegados no mundo das motos, não conhecem a história desses M.C.s. americanos, por isso vamos lá:

A escolha das motos foi algo lógico, já que são as mesmas que os M.C.s outlaws de lá costumam usar (também conhecidos por 1%ers, cuja a história é discutida neste post aqui). Esse estilo de Dyna, toda preta, com fairing e motor fuçado é tão popular, que tem até nome: club bikes.

Elas são assim pois os membros desses M.C.s preferem motos sem viadagem, ágeis e rápidas. Nos anos 80, vários começaram a usar a FXR, que era uma das Harleys com o melhor frame já feito, firme e estável. Com o tempo, ela foi substituída pela linha Dyna, que apesar de possuir um frame inferior ao da FXR, ainda sim era mais ágil que as Softails.

São motos onde a função vem antes da forma, e a maioria das alterações são para melhorar o desempenho. Não é raro ver bike runs desses clubes com a galera andando em formação a mais de 170km/h e costurando pelo trânsito, uma visão capaz de deixar os jaspions que gostam de tirar fina de customs com o macacão borrado de medo.

Sons-of-anarchy-bike-2

Já o tênis branco, que deixa muita gente maluca, é algo corriqueiro também. A galera mais nova que está entrando para os clubes tem um estilo que foge ao que todo mundo tem no imaginário. É uma galera que anda de skate, ouve rap, usa calças largas, tênis vans, e não seguem a imagem do biker típico. Você vê vários deles, especialmente na California, pilotando suas motos de tênis branco (como na foto acima).

Pra mim faz todo o sentido. Moto tem tudo a ver com liberdade, e não conformismo. Essa história de que motoqueiro tem que obrigatoriamente ouvir rock clássico, usar couro e cabelo comprido é algo que ficou no passado, tem espaço para todo mundo (quer dizer, menos pra axé, pagode e forró. Ainda existem limites!)

Claro que existem vários membros com Softails e Baggers, e mesmo esses muitas vezes também possuem uma FXR ou Dyna. Afinal, eles rodam no mínimo 40 mil quilômetros por ano, já que todos os M.C.s possuem mandatory runs onde, como o próprio nome diz, você tem que participar e não pode ficar de fora só porque sua moto está na oficina.

42 ideias sobre “As motos de Sons of Anarchy”

  1. Gosto desses posts mais leves e/ou “polemicos”. Os posts mais técnicos e voltados para a moto em sim só, claro sem dúvida são muito bons e importantes, mas é legal jogar conversa fora com este tipo de post…e também eu acho que a cultura Biker/Custom é relativamente muito nova aqui no Brasil então é bom conhecer certas peculiaridades, detalhes, significados, no que acontece, aconteceu lá fora, até mesmo para filtrarmos tudo e formar a nossa própria cultura aqui no Brasil.

    Sobre as motos da SAMCRO, pra mim é isso aí mesmo desde quando vi pela primeira vez…as FXRs e a Dynas são bandidas por excelencia, com visual todo pretão então só reafirma isso, sou suspeito pra falar de gosto pq as que eu tive eram todas pretas também sem muitos acessórios cromados e que chamasse muito a atenção, como eu rodo mais na cidade do que na estrada pra mim esse visual é urbano também.

    Como é um seriado muito próximo das realidades dos Mc´s outlaws americanos, canadenses e até europeus, a Dyna é uma moto perfeita para os “trabalhos”. Médio porte, favorece as fugas, é rápida, toda preto fosco passa batido a noite, como é leve e agil dá pra usar a mão esquerda pra atirar também rsssss. Só não entendo o lance dos Fairings…qual é o propósito, para um Mc outlaw? estético? protege o farol de tiros? quedas? tem um significado? nem procurei pesquisar mas gostaria de saber…

    Agora na boa voltando aos Sons eu não consigo imaginar eles com umas motos com guidão lá em cima e cheia de cromados igual ao do rival/aliado: os Mayans ou muito menos com as Electras e RoadKings do Grym Bastards.

    Agora quanto ao vestuário é aquilo que já falamos em muitos posts aqui: não entendo qual a bronca com as calças largas e o “famigerado” Tenis branco do Jax. Se levarmos a sério essa realidade de Outlaw bikers, o membro de um Club desses briga, pula muros, se joga no chão, corre, roda milhas e milhas de moto, anda com facas de combate, soco-ingles, revolver.. com calça apertada ou justa tudo isso seria inviavel….Fico imaginando agora um tiozão todo de couro tentando fazer metade disso…inviavel!! ou é calça larga ou calça tática Ripstop que quem quiser copiar é só ir na Tiradentes e suas lojas militares, eu sou um que usa calças desse tipo mesmo assumo! muito mais confortável.
    O tenis branco é questão de gosto mas é muito mais confortavel do que uma bota de “cowboy” da HD ahh isso é…

    Agora na “nossa” cultura aqui tenho reparado umas coisas: Nas motos uma penca de acessórios ou, original de tudo principalmente em Sportsters. No visual principalmente entre os como vou dizer…..”coxinhas” rssssss não sério, pessoas mais “comuns” é a jaqueta da Harley (principalmente a laranja e preta) uma camiseta preta com uma estampa qualquer, calça jeans azul e botas marrons tipo Caterpillar… barriga de churrasco é opcional! pode reparar!

    E dia 11 começa!! semana que vem, já ta chegando a nova temporada de Sons!
    Abs e bom feriado!

    1. O fairing ajuda em altas velocidades a desviar o vento do peito. Não é tão bom como uma carenagem, mas ajuda como o parabrisa de uma GS1200 por exemplo.

      E concordo: chega de Born to be wild em eventos! Hehehehe.

        1. Não, isso é comum nos EUA. Alguns municípios não incentivam perseguições em alta velocidade, a polícia prefere deixar o cidadão ir embora e tentar pegá-lo de outra forma.

          Se você procurar no Youtube, vai ver alguns vídeos de motoqueiros fugindo da polícia.

        1. Italo,

          Sim. Mas quem anda de custom se refere a carenagem frontal, ou bolha como alguns chamam, de fairing apenas.

          Poderia ter sido mais específico e dito “não ajuda como uma carenagem integral”, ou ter chamado o fairing de bolha, que não é o mais comum.

  2. A curiosidade sobre as motos utilizadas no SOA contribuiu para entender melhor sobre os modelos e facilidades de uso das HD. A principio a valorizacao so acontece para (quanto maior melhor), mas na verdade , com mais conhecimento a satisfacao sera maior.

  3. Amigo, por acaso achei seu site, parabéns e concordo com tudo que disse no texto, um biker de verdade, não se prende mais a esteriótipos, e hoje o estilo de vida de um biker é conforme tu disse, calças largas, tênis, e tudo, mas menos Born to be Wild pelo amor de Deus.

    1. Procura no Google pelo site “Filmes com legenda.” Lá, usa a busca deles que você vai encontrar todas as temporadas, com legenda. Bom proveito!

    2. Braço! Eu assisto no megafilmeshd.net.
      Lá vc encontra todos os episódios dubladores out legendados até a sétima temporada.
      Online e claro. Agora, pra baixar acho que no mininova.com vc acha. Mas terá que ter um programa puta rodar arquivos torrent.

  4. Patric em 30 de julho de 2013 às 4:53 pm disse:
    Alguém pode me indicar onde encontro as temporadas de Sons of Anarchy para baixar? Encontrei somente a primeira… Agradeço a ajuda do pessoal!

    Patric torrentz.com eu tenho todas as temporadas de 1 a 5 baixadas por la, se quiser posso disponibilizar no 4share os links , mas antes tem que se perguntar ao Bauer se não haveria problemas em disponibilizar aqui os links

  5. Valeu Bayer! Vou tentar por lá!
    Sergio, agradeço a força, vou tentar via google, se não rolar aí a gente vê se pode ser pelo 4share.
    Abraços gurizada!

  6. alguem pode explicar pro pessoal da minha cidade isso, harley e a paixão por estrada não é só pra rockeiros curto rock sim, mas fui criado ouvindo rap a vida inteira nunca usei cuturno apenas all star(pretos),adidas,e nike brancos e nem por isso sou menos motoqueiro ja tenho 23 anos pra ficar andando igual a maioria rsrsrs

  7. Excelente post! não sei o motivo, mas sou fã de harleys e customs no geral, não tive influencias de ninguem próximo mas elas sempre foram minhas motos preferidas dentre os brinquedos. Conheci a série em 2007 e a acompanho desde então, excelente série em vários quesitos, não só o tema. Estudo cinema e sei que a equipe tem um cuidado especial com ela se comparada a outras em exibição atualmente. Sendo considerada uma das séries que estão mudando a forma de se fazer TV no mundo (OZ, Sopranos e Breaking Bad são parte deste grupo).

    Enfim, também cresci no meio skater e meu estilo é meio parecido com alguns dos Sons, camisa G, calça worker e vans. Essa de julgar o biker pela roupa é muito paia, tenho a impressão de que os que mais se importam com isso são os que menos pilotam pelo espirito.

  8. Quatro meses soh com uma fat boy low. Um amigo me recomendou o site. Passei a curti muito mais a moto (eh possível?) com esse blog! Parabéns ao mentor e aos correligionários. Excelentes matérias e comentários valiosíssimos.

  9. Apesar da série ser sobre um Moto Clube, acho que dos episódios assistidos até agora (5ª temporada) não vi uma cena em que dessem um destaque especial às bikes, somente cenas deles rodando em estradas ou nas ruas de Charming e alguns relances das potentes HD paradas ou em movimento.

  10. Eu não faço e nem quero fazer parte de nenhum moto clube, mas já estou em estrada corrida a 20 anos. Os primeiros 10 principalmente pelo Circuito das Águas paulista, os últimos 3 entre MG e SP.
    Bom….
    Só posso dizer quanto aos “novos estilos” que se o cara cair na estrada a mais de 120 kh, uma só vez, daí ele vai entender o porque da jaqueta ser de couro e não de algodão .
    “Estilo”… pfff

  11. Um segundo comentário, sobre os “estilos” das motos: eu particularmente prefiro pra estradas + cidades motos da tradição japonesa (turismo) do que as da tradição americana (customizadas). Minhas motos sempre foram da linha CB(X) Honda, e nos últimos anos da linha GSF (Bandit) da Suzuki. Mas sempre pensei sobre o que foi dito nesse artigo, sobre os motivos das motos customizadas americanas serem o extremo oposto das Harleys de luxo, compradas no Brasil por ostentação. Bom saber que, ao que parece, eu estava certo. Rsrsrs

  12. Muito bom!

    Penso que estas páginas no instagram ajudam no entendimento do uso das Dynas, dos tênis de skate e das calças largas, entre outas coisas.

    Ps: como o diabo mora nos detalhes, recomendo que observem atentamente as imagens; há a presença de outros elementos que influenciaram a série, como a do MC que a inspirou.

    https://instagram.com/explore/tags/dynadisciples/

    https://instagram.com/hd_hooligans/

    Sobre pilotar uma Dyna e atirar, é mais do que possível rs:

    https://instagram.com/p/7bXVC6JqHo/?tagged=dynadisciples

  13. Existe um equívoco muito grande no post e também em alguns coments, pois a diferença entre um motoqueiro é um motociclista são bem diferentes!

    Motoqueiro são esses jaspions com suas motos rápidas e que quando se reúnem fazem muita baderna e vivem correndo da lei.

    Motociclista são do bem, claro que tem os malas no meio, mas de norma fazem suas viagens sem incomodar e essa história de se fora da lei porque usa uma Harley aqui nos USA é pura mentira, se eles não te pegam na estrada, eles te pegam em casa, trabalho, enfim, onde eles quiserem te encontrar, encontrarão!
    Mas de norma os motoclubes são frequentados por pessoas do bem, fazem obras sociais, ajudam quem precisa e são muito parceiros…

  14. Ola. Sensacional o post. Gosto muito dessas historias… principalmente as que contam um pouco da origem dos moto clubes.
    Comecei a algumas semanas a assistir Sons of Anarchy e é um dos melhores seriados que ja vi.
    Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *