Capacetes para motos custom – o que pode e o que não pode.

A gente está tão acostumado com o jeitinho, que a maioria das pessoas acaba confusa sobre o que realmente é ou não é permitido. Os capacetes são um bom exemplo… Tem muita gente por aí que anda há tempos com capacetes não permitidos, e espalha aos quatro cantos que “não pega nada”. Outros, no primeiro rolê levam 7 pontos na carteira e vão pro curso de reciclagem.

A verdade é que varia muito de estado para estado (no Rio é comum ver gente sem capacete, enquanto em São Paulo trafegar só com a viseira aberta é motivo frequente de multa).  Por isso, vou responder algumas das perguntas que mais aparecem aqui nos comentários do blog.

Capacete aberto: pode?

Sim. Capacetes abertos que tenham o selo do inmetro e os famigerados adesivos refletores na lateral são permitidos. Mas para isso é obrigatório o uso de óculos para motociclismo, ou uma viseira do tipo bubble shield.

Artigo 244 do Código Brasileiro de Trânsito: pilotar motocicleta com viseira aberta e sem óculos de proteção é infração gravíssima, que resulta em multa, suspensão do direito de dirigir e apreensão da carteira de habilitação.

Capacete old school com bubble shield

Capacete old school com bubble shield

Então é só colocar aquele óculos escuros que eu comprei da Harley Davidson/Triumph/Honda?

Não. Não, não e não. Esse é o erro mais comum. Não é porque no óculos está escrito o nome de alguma marca bacana de moto, que necessariamente ele é permitido no Brasil. Aliás, não é porque ele é de alguma marca de moto e tem elástico, que ele vai te proteger de alguma coisa. Pelo nosso CBT, óculos para andar de moto segue a seguinte regra:

§ 1º Entende-se por óculos de proteção, aquele que permite ao usuário a utilização simultânea de óculos corretivos ou de sol. § 2º Fica proibido o uso de óculos de sol, óculos corretivos ou de segurança do trabalho (EPI) de forma singular, em substituição aos óculos de proteção de que trata este artigo.

E daí surgiu um monte de lendas… De que o elástico tem que estar para fora, de que tem que ser o de motocross, e por aí vai. A verdade é que existem bastante modelos desses óculos, eles apenas não eram muito conhecidos aqui no Brasil porque ninguém precisava deles. Um exemplo de combinação de capacete aberto e óculos de proteção muito comum lá fora:

419_15_1

Capacete old school com óculos de proteção permitidos.

Viseira e óculos de proteção escuros são permitidos?

Sim e não. Durante o dia, óculos de proteção e viseiras escuras são permitidas, mas à noite você deve utilizar apenas lentes cristal sob pena de multa. E viseiras com insufilm são proibidas mesmo durante o dia: se ela não for escura de fábrica, não é permitida.

§ 4º No período noturno, é obrigatório o uso de viseira no padrão cristal.
§ 5º É proibida a aposição de película na viseira do capacete e nos óculos de proteção.

Quem quiser tirar mais dúvidas, o artigo do CBT está aqui. Mas já vou avisando: em alguns lugares a fiscalização é mais rigorosa, em outros mais leniente. Mas isso não significa que algo é permitido, ou que “não pega nada”. No caso de uma blitz, o policial pode encrencar com você sim, ou um fiscal de trânsito pode dar uma multa sem dó por ver você com óculos escuro e capacete aberto. Aí não adianta falar “mas na internet disseram que não pega nada andar assim”.

Pra não ter nenhuma dor de cabeça, o melhor é andar na linha, ou pelo menos o mais perto dela possível.

28 ideias sobre “Capacetes para motos custom – o que pode e o que não pode.

  1. Eu uso no dia a dia o capacete aberto com óculos de proteção (óculos com elástico sem a ” perna” , utilizado também por força tática ou paintball), durante o dia uso com lente escura e de noite com lente cristal ou amarela,mas na estrada geralmente uso o capacete fechado mesmo porque passa mais segurança (na minha opinião).Faz um tempo que comprei um parecido com este da foto acima(Tipo google/old school),pela estética fica bacana mas atrapalha na visão periférica,digo isso pelo que comprei.Porém nunca fui parado em blitz.

  2. Amigo, posso relatar que já tive uma péssima experiência com capacete aberto. Gosto, tenho um modelo “coquinho”, acho legal o vento no rosto, mas em uma viagem com um modelo fechado, abri a viseira a 120 km/h para ajeitar o óculos de sol rapidamente. Nesses 5 segundos, fui atingido por uma pedrinha do asfalto que foi arremessada por um pneu de uma moto de um colega da viagem.
    A sensação foi de uma picada, mas a dor foi intensa e deixou meu rosto inchado por 3 dias. Imagina seguir a viagem desse jeito. Apesar de ser bacana, não viajo nunca mais com capacete aberto.
    Um rosto desfigurado pra mim é bem pior do que ser um Black Kamen Rider em cima de uma moto…

  3. Informação muito útil pra quem pensa em comprar moto (eu).
    Alias, parabéns pelo blog, não pare de postar nunca. Acho várias informações úteis aqui e gosto de olhar as fotos e sonhar com uma cuztomizada :D

    • otimo blog, informacoes preciosas para nós que pretendemos comprar motos e no meu caso, voltar as duas rodas depois de 25 anos, muita coisa mudou…
      esses oculos, teria alguma indicacao de marcas, modelos… pois com certeza, se perguntar para um vendedor ele vai empurrar qualquer um e pelo visto, nao eh bem assim. Gostei do que esta na foto, la fora…
      Capacete aberto, minha ideia eh dentro da cidade, mas pretendo posteriormente adquirir um fechado, talvez estilo robocop, vamos ver em conforto e seguranca, na epoca…
      Quanto ao aberto, alguns Krafts me agradaram, seriam boa opcao?
      Forte abraco e obrigado pelo tempo dedicado a passar essas informacoes. PH

  4. Já sou fã do site há tempos, mas é a primeira vez que posto para elogiar as matérias, os textos, mas para tirar uma dúvida também: No início do texto vemos que para usar o capacete aberto é obrigatório o uso de óculos para motociclismo, OU uma viseira do tipo bubble shield. Tenho um capacete certificado pelo Inmetro e uma viseira bubble. Ainda preciso do óculos? Grande abraço.

  5. Acabo de ler no artigo 3º da resolução que é preciso usar a viseira ou o óculos, ou na ausência desta, óculos de proteção. Acho que posso inerpretar que apenas um, ou outro é necessário. Mas na prática, como funciona? Há uma possibilidade de eu levar uma multa por estar usando apenas a viseira? Obrigado.

  6. Afinal de contas pode ou não pode,porque ficar torcendo para o policial não se rigoroso é sem futuro…O código de trânsito funciona em todo território nacional…E se for permitido “eles” não podem te prejudicar…Salvo quando “eles” não discriminam por extenso o motivo da multa…

  7. Eu uso capacete todo fechado. Em Outubro sofri um acidente na rodovia dos Bandeirantes, me quebrei todo, se eu estivesse com um capacete aberto teria que fazer uma reconstrução da face!

  8. Ótimo site, muito elucidativo em várias questões, gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma Custom e uso capacete aberto com viseira aviador, as vezes uso óculos escuros também, posso usar o capacete com viseira de aviador sem óculos de proteção? Ou viseira tem que ser a do tipo bubble shield? Obrigado.

    • Se a sua viseira de aviador for como a indicada na matéria, não vejo problemas. No geral, tendo uma proteção bem visível a fiscalização nem se preocupar em averiguar.

  9. Ola amigo. Parabéns pelo site. So tenho uma duvida. Comprei um óculos aviador, tipo barão vermelho rsrs e um capacete old school. Meu óculos não permite usar óculos de grau ou óculos de sol junto, o risco de multa e muito grande? E sobre uma escrita que tem que ter no óculos “Uso somente para o dia” ou “Uso somente para noite”. Li alguma coisa sobre isso na legislação, sabe alguma coisa?
    obrigado.

  10. Bayer, tudo bem?

    Li outro dia em um site, alguns textos da legislação dizendo algo como o seguinte:
    1- Obrigatoriedade de selo do Inmetro só para capacetes fabricados de 2007 em diante. Capacetes com fabricação anterior e com selo do DOT não tem obrigatoriedade.
    2- A vida útil de um capacete sem impactos é de 3 a 5 anos, porém não é uma regulamentação, apenas uma referência aos fabricantes.
    Ou seja, via de regra, um capacete DOT anterior a 2007 poderia ser utilizado, seja por idade, seja por liberação.

    Você tem alguma outra informação (fiel) à respeito?

    Abs e parabéns pelo blog.

  11. Gostei da matéria. Pela resolução 203/2006 do CONTRAN o capacete, importado ou não, precisa do selo do INMETRO. Por isso, tenho uma dúvida ainda: alguém já conseguiu solicitar ao INMETRO avaliação para colocar o maldito selo no capacete importado? Quero importar um capacete Bell que nenhum importador nacional traz e preciso saber disso para poder utilizá-lo numa boa. Aqui em Porto Alegre é cheio de blitz na madruga pra fazer bafômetro e numa dessa podem encrencar com o capacete. Valeu.

    • Amigo, nao sei se seria o mesmo para capacete, mas um conhecido do trabalho, montando uma firma propria, precisava certifica uma de suas maquinas, ele fez contato com eles e levou a maquina la, pegou 15 dias depois, com selo tudo direitinho, nao sei quanto ele pagou, pois nao temos mais contato, mas acredito que com o capacete nao seja muito diferente, faca contato com eles, inclusive, parece que tem firma que trabalham fazendo os testes recomendados por eles, agora, seu capacete vai sofrer um monte de teste e pode ate ser danificado….

  12. Amigo, estou interessado na compra desse capacete Old School:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-593367759-capacete-old-school-hd-stripes-hospital-do-capacete-_JM#questionText

    Mas na descrição dele é informado que foi retirado o forro de isopor. Vc acha que esse modelo é seguro???

    “Com selo do Inmetro, casco Taurus.
    Forro sem isopor para ficar bem encaixado na cabeça,
    a altura baixa de 7cm para 2cm, no melhor estilo Old School.

    • Se tirou o forro de isopor, é só pra enfeite. Nesse caso o selo do Inmetro é só para que em uma Blitz você não tenha dor de cabeça.

      Mas segurança sem isopor (ou com ele achatado) é zero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>