O que é uma scrambler?

Ard Scrambler
Releitura atual de uma scrambler.

O termo scrambler está se tornando como bobber ou cafe racer: muito customizador usa sem saber muito bem o que é, ou apenas porque determinada moto tem algo característico daquele estilo. Mas a definição de scrambler é a mais simples de todas: ela nada mais é do que a avó das motos que hoje chamamos de trilha ou enduro.

Antigamente, não se faziam motos pensando em uma função específica. É por isso que as pessoas adaptavam o mesmo modelo para as mais diferentes funções. A Harley depenada para correr na pista, também era adaptada com pneus de Jeep e balança maior para corridas de subida de montanha.

O termo surgiu nos anos 50 para batizar as motos adaptadas para corridas do tipo enduro, com pneu para terra, escapamento alto e guidão largo, com a característica barra que evitava que ele entortasse nas frequentes quedas do off-road. O nome veio da expressão “to scramble”, que é quando se sobe uma colina rapidamente usando os pés e as mãos.

Nos anos 60, os fabricantes passaram a usar o termo para suas motos já adaptadas de fábrica. Um dos modelos mais famosos é a Triumph Scrambler, mas até a Honda entrou na onda com a suas “street scramblers”, motos que não eram verdadeiras trilheiras, mas tinham o mesmo visual. Algo como os carros “cross” de hoje em dia.

Triumph

16 ideias sobre “O que é uma scrambler?”

    1. Sem dúvidas, e imaginando aki…
      Ficaria muito boa, só precisa trocar as bengalas pelas da Bros, amortecedores traseiros mais compridos, pneus pra terra, escape de xl ou xlr, um tanque de combustível de cg (bolinha) ou de dafra super 100, painel também de cg( bolinha ) ou dafra super 100, setas de today (retangulares) Guidon para trilha, lanterna traseira Bolinha ou super 100, lanterna dianteira de xl, redonda e pequena.
      Vai ficar O BICHO!!!!

    1. Vinicius, fiquei interessado!! Eu e meu vizinho estamos pensando em fazer isso com uma comet 650 dá Kasinski!! Se puder, gostaria de ver as fotos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *