Que ferramentas levar na moto?

Kit windzone adaptado
Kit windzone adaptado

Muita gente procura ou manda mensagens querendo saber quais ferramentas carregar com a moto. E normalmente eu dou um resposta que as pessoas não gostam:

Depende do que você sabe fazer com elas.

Parece brincadeira, mas é sério. Você pode até pegar uma lista com todas as chaves necessárias para desmontar a moto, mas isso não vai adiantar nada se você não souber usá-las. Tem gente que consegue abrir um motor no meio da estrada, enquanto outros não sabem nem onde ficam as velas. Também não faz sentido carregar uma chave gigante para desmontar a roda no caso de um pneu furado, se você pretende chamar um guincho caso isso ocorra…

Outro fator é o preço. Muitos customizadores vendem um kit pronto, com ferramentas de qualidade, como Snap-On. Se esse kit vai ser o seu principal para mexer na moto, ótimo. Mas eu prefiro andar com ferramentas relativamente boas mas baratas, para não ter que me preocupar muito caso alguém roube meu estojo. As Craftsman, que eu tanto gosto, ficam em casa…

No caso da Harley, eu uso uma adaptação do kit da Windzone de US$40, que comprei no eBay, mas isso foi quando o dólar estava em baixa e com promoção de frete grátis (você pode ver ele aqui). Não fiz a conta das ferramentas em separado, talvez hoje não compense mais comprá-lo pronto.

Usei esse kit como base, e fui retirando ou adicionando ferramentas que considero úteis para minha moto ou dos amigos. Ele poderia ser mais eficiente (algumas ferramentas são redundantes, outras poderiam ser menores), mas nada que incomode. É pesado, coisa de um quilo e meio, mas ocupa pouco espaço quando fechado.

Comparação de tamanho
Comparação de tamanho

Um adição que eu considero sempre interessante em qualquer kit é um alicate do tipo Leatherman, no meu caso genérico, que tem várias funções e ocupa pouco espaço, além de fusíveis, que eu sempre esqueço de colocar no meu. Se o seu pneu é sem câmara, compensa levar um kit de reparo rápido com cápsulas de CO2.

O Pedrão, do Infernais Los Pedros Motorcycles, tem um post ótimo sobre o assunto. Ele também vendia um embornal que é muito foda, ótimo para carregar as ferramentas. O post dele você confere em http://www.hechoamanocustom.com/2011/11/quais-ferramentas-colocar-no-embornal.html

Para quem tem Harley, o Porcão publicou anos atrás uma lista de todas as ferramentas usadas na Sportster, mas que é praticamente a mesma para as Big Twins: http://www.forumhd.com.br/index.php/topic,20.msg28.html#msg28

Vale a pena pesquisar o que você usaria na sua, e montar um kit de acordo.

6 ideias sobre “Que ferramentas levar na moto?”

  1. Só quem já ficou empenhado na estrada sabe o quanto faz falta uma ferramenta , não cabem nos dedos quantas vezes meus fusíveis , cintas plasticas e ferramentas já me salvaram na estrada ! claro que carrego uma variedade um pouco maior de ferramentas, e sim, é uma verdade que não adianta ter as ferramentas sem saber usa-las ! é indispensável que os amigo motociclista tenha ao menos um pequeno conhecimento de sua motocicleta e de como pode reparar algo mais simples em caso de uma necessidade na estrada! peça dicas ao seu mecânico de confiança , ele com certeza vai lhe ajudar !

  2. Kit básico salva sim! Mas não faz milagres…
    Este kit é muito bom, dá para adicionar um elo de corrente, e um pouco de silver tape… Bom, cada um tem uma receita! rs rs Normalmente quem curte motos busca entender algo de mecânica e apesar de confiar na sua moto e na revisão feita pelo mecâncio, precisa também contar com seu conhecimento prévio sobre o assunto, o que certamente poderá te salvar de enrascadas.
    Na net tem várias apostilas de mecânica de motos que ajudam muito a entender o funcionamento do motor e parte elétrica. Teoria + Prática = Experiência

    Lendo este post me veio em mente um bom livro:
    “Zen e a arte da manutenção de motocicletas”

    Abraços a todos

  3. Um jogo básico de ferramentas Harley é essencial mesmo que o Piloto não entenda nada de mecânica.
    Pode ser que tenha algum colega/companheiro/chefe-de-oficina Harley passando e que necessite apenas uma simples chave de fenda para livrar o Harleyro do aperto.

    As meninas da casa, mesmo não sabendo lhufas de mecânica, sempre tem uma “necessáire” básica de ferramentas no carro/moto…. nunca se sabe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *