R.I.P. Big Sid

Mês passado morreu um sujeito que, indiretamente, mudou a minha vida. Sid Biberman é um famoso mecânico de motos, especializado em Vincents, cuja a história conheci através do livro “Big Sid’s Vincati”. Para quem sabe inglês, recomendo a leitura. É uma história tocante de relação entre pai e filho, e entre homens e motos.

Abaixo, segue o post que fiz anos atrás sobre o livro:

BIG SID’S VINCATI

Big Sid’s Vincati: The Story of a Father, a Son and the Motorcycle of a Lifetime, é o que se pode chamar de “romance de homem”. Tem aventura, paixão, drama, com um tema central que faz você não querer desgrudar dele: o esforço de um filho para construir uma Vincati ao lado do seu pai, Big Sid, que acaba de sofrer um ataque cardíaco e perdeu a vontade de viver.

A Vincati é o unicórnio das motocicletas. Ela é quase um mito, já que apenas sete foram construídas no mundo. Ela é a junção do quadro de uma Ducati GT com o motor da mítica Vincent.

A história começa com o pai do autor sofrendo um ataque cardíaco, e caindo em profunda depressão. Os médicos dizem que ele não vai sobreviver, a não ser que ele encontre um motivo para viver. É quando ele tem a idéia de convencer seu pai a construir uma Vincati, estimulando sua recuperação. Afinal, Big Sid era um mecânico famoso, especializado em Vincents, com clientes que vinham de toda parte em busca do seu talento. Se alguém era capaz de construir uma Vincati, esse alguém era seu pai.

O que se segue é um brilhante relato sobre a relação entre pai e filho, sobre sonhos desperdiçados, sobre família e, é claro, sobre motos. Considero esse livro inspirador como o filme Desafiando os Limites (The World’s Fastest Indian. Eu terminei em apenas um dia, não conseguia largá-lo.

Infelizmente, ainda não há uma edição em português. Para quem se interessar ele está à venda na Amazon, inclusive com uma versão para o Kindle.

Big Sid Vincati

Uma ideia sobre “R.I.P. Big Sid”

  1. Aqui onde moro tem um Sr. assim, chamado Nielson, é uma lenda das Harleys… Tem a sua primeira HD até hoje e é viciado nas máquinas, contudo não pode mais andar de HD por causa de um problema na coluna… Mas é cheio de histórias legais e uma verdadeira enciclopédia das HDs

    Saudações Big Sid! Onde quer que esteja!

    O cara é foda!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *