As regras não escritas

line up

Rolou uma discussão no Facebook e no Fórum Harleys sobre um vídeo postado no YouTube, onde um integrante de um M.C. “jogava” sua moto em cima de um cara que entrou dentro do trem deles para filmar. O vídeo foi recebido com diversas críticas, dizendo que a via é pública, que o cara do M.C. não tinha o direito de fazer isso, sobre a igualdade, a política do país e por aí vai.

Mas aí eu digo: se você realmente é apaixonado por motos, e vai frequentar esse meio, bem vindo ao mundo das regras não escritas. Você precisa aprender a andar direito, ou alguém vai te botar na linha.

Não tem mimimi, não tem xororô: um trem é sagrado. E se você não faz parte do M.C., não se meta no meio. E isso vale pro trem do HOG ou pra qualquer grupo de amigos. Ele existe para manter a segurança do grupo, e você não entra onde não foi convidado.

É a mesma coisa com os patches de Moto Clubes, especialmente os M.C.s 1%. Ali tem uma identidade, uma regra dos caras, um significado. Se você copia aquele escudo porque acha “estiloso”, depois não pode ficar puto porque alguém te intimou em um encontro de motos. Já vi um cara andando com o colete dos Hells Angels falso porque achava “da hora”.

Cacete, se você acha tão “da hora”, pesquisa um pouco mais sobre o assunto para ver a encrenca que você vai se meter por causa disso. Você não precisa ser nem do meio, hoje em dia o Google taí pra isso.

Já dizia o ditado: canja de galinha e bom-senso…

Road Formation

43 ideias sobre “As regras não escritas”

  1. E do Black Label Society e dos Sons não pode também? Já veio gente de motoclube grande me perguntar que motoclube era aquele na minha camiseta… Hahahaha Como faz?

    1. Agora nem do Black Label pode? Poxa.. é uma banda foda, e usar um colete que nem o do Zakk mostra que é grande fã, tanto de motos quanto da banda. Pelo menos eu acho isso cara, estou engatinhando nesse meio mas mesmo sendo novo eu vejo que me faz bem viver essa ideologia de respeito e lealdade em cima de umas melhores criações do homem, a motocicleta. ^^

      1. seja bem vindo a esse universo , bem quanto a do colete , provavelmente logo vai entender , ms vou te adiantar um pouco , o Colete é como se fosse uma 2ª pele é algo de muita honra e pessoal de cada um também sou admirador do Zakk ,
        mas para encurtar a historia vai um exemplo :
        E como uma farda militar vc nao pode sair nao rua fardado por ser um grande “fã” da policia (exemplo) .

        pois inclusive acredito que nem Zakk gostaria de te ver com o colete do black label sem telo conquistado. e um outro detalhe !

        Black label society SDMF nao corresponde a nenhum seguimento de moto clube !

        Abraço ate mais

    2. Eu curto pra caralho BLS e uso colete nos rolês de fim de semana/viagens, mas jamais colaria num evento de MC com ele. Tem muito cara que rala pra ter um colete e patch e é bem fácil pra ele ver seu colete “fake” como uma ofensa.

    3. Primeiramente se você esta usando somente camisetas não há problema algum pois pelo que sei Black Label Society é uma banda e sons é um seriado então você pode ser um fã deles, mas se você estiver exibindo um colete com esses patchs(escudo, nomes…)ai a historia é outra. Ai ja é comprar uma briga com homens que sofreram e batalharam para conseguir fechar seu colete, e esses homens nem são desses dois ai(black label e sons), são os de outros clubes que cobram o respeito ao motociclismo.
      mais ou menos isso, espero ter ajudado você

  2. Simples assim, acho uma bosta isso de pessoas usarem uma cor de um MC sem ao menos participar dele ou conhecer sua história, querem vestir alguma farda, ou tentam fazer parte de um MC ou vá para o Exército, lá a farda é grátis heheheheh.
    Em relação aos members que gostam de usar Black Label ou SOA, pelo amor de Deus, nem um MC é de verdade cai no ridículo…
    Entrar em uma formação que não pertenço? só se eu estiver comendo esterco Úmido, se você não pertence a um grupo e não foi chamado para participar o que você estaria caçando no meio desses? Merda, com certeza!
    Patch 1%er, outra vez, é caçar chifre na cabeça de cavalo… ou você é mesmo 1%er e esta disposto a tudo (inclusive enfrentar 20, 30… 50 pessoas), ou andar com uma powerbazzoka debaixo do colete.
    Ao menos façam como eu, querem andar com um colete, andem com um que não diz nada, no meu só tem a minha cidade que é para mim motivo de orgulho, em um dia, quando achar algum MC que gostasse de fazer parte eu usaria o patch dele, não um inventado.
    Boa sorte aos 1%er

    1. E quem disse que a farda nos exércitos vem (ou são) de graça?
      Sou Advogado e militar da reserva do Exército (mais de 30 anos) de vida militar.
      Receber uma farda não é a questão.
      O difícil é manter.
      Nos MC’s é a mesma coisa.

  3. Eu acho que em qualquer meio que vc entre ou frequente, e não sabe muito, tem que observar, ficar quieto, ser o mais discreto possivel, para não cometer gafes ou fazer merda.
    Como sou apreciador de Metal Extremo isso acontece tb quando um cara chega de paraquedas em algum show e envergonha meio mundo com uma postura, visual e idéias ridiculas…geralmente acaba em porrada com a galera mais nova…
    No meio das motos não é diferente…Acho que uma das piores merdas que vc pode fazer em uma festa de M.C´s é cantar uma mulher que vc nem tem certeza se está acompanhada ou não…ou então fazer piadinhas “inocentes” sobre o clube que te recebeu na festa…Geralmente isso SEMPRE acaba em Merda. Tem que haver respeito!

    Agora sobre as camisetas do Sons não vejo problema..é um seriado e as pessoas usam camisetas de seriados, Walking Dead, Big Bang Theory e por aí vai…agora já colete com Patches inclusive com patches de “cargos” em um encontro de motos é passar por ridiculo e os casos mais radicais pedir para apanhar!
    Idem no colete do Black Label, que já causou confusões em um monte de paises
    http://xlforum.net/vbportal/forums/showthread.php?t=304496&page=118

  4. Falou tudo.
    Regras não escritas.
    Bonde é sagrado.
    Cada MC tem suas regras, e quem está ali concorda ou pede pra sair.
    Respeite para ser respeitado.
    Pra entrar numa festa você tem que ser convidado, se não você pode se dar mal, né não?

      1. Creio que a colocação do colega acima a respeito de “entrar em uma festa sem convite” se deu no sentido de “você não entra na casa de determinada pessoa sem ser convidada” e não referente à festas e encontros de motos que sim, normalmente são abertos…

      2. Desculpe amigo, mas não é frecura, primeiro os convites são para os eventos, não para o comboio que vai até o evento, segundo uma vez lá essas regras tem que ser respeitadas.

  5. Aqui em Curitiba tinha um grupinho andando de colete dos SoA se pagando de MC. Não lembro qual MC 1% bem conhecido que mandou eles arrancar o colete no tapa!

  6. Caros Motociclistas,

    Primeiramente parabéns pelo BLOG, como já falei aqui , todos os dias separo um tempo para acompanhar os posts, que são muito bons.
    Mas sobre o assunto, não posso me furtar de fazer algumas considerações:
    Primeiramente não estou questionando atitude de ninguém ou de nenhum grupo, mas temos que tomar muito cuidado com nossas ações, pois podem “manchar” todo um ideal. Não podemos esquecer que o verdadeiro objetivo e curtir e andar de moto, alguns integrantes de MC ou MG acabam esquecendo isso e por estar vestindo um determinado colete se acham melhores que outros, ou se acham no direito de de fazer determinadas coisas, que ao meu ver não são corretas.
    No Brasil o motoclubismo é visto de maneira diferente dos Estados Unidos , aqui os eventos são em sua maioria muito familiares e admirados pela sociedade comum, as pessoas fotografam nossas motos , as crianças nos dão tchauzinho e adoram apertar a mão.
    Sou integrante fundador de um MC, temos regras rígidas, só entram pessoas convidadas e votadas por unanimidade pelos fundadores, mas isso não nos torna melhores ou piores do que ninguém, APENAS DIFERENTES!!

    abraços
    Danilo
    VOLUNTARIUS MC

    PS: Sobre o comentário do colega Sergio Pinto, sobre o EXÉRCITO, não fale sobre o que você não conhece, provavelmente o Sr. nunca passou por lá! NADA É DE GRAÇA!!

    1. Olá Danilo, quero começar um clube MC e criar um slogan e agora fiquei meio perdido diante de tantas regras e não quero provocar ninguém ou desrespeitar, e como vc ja criou um gostaria que me desce nalgumas dicas.

      1. Como membro efetivo e membro da direção de algo pertencente a esse mundo o melhor concelho que posso dar é que comeces primeiro a frequentar as concentrações/aniversários e que comeces a conviver de perto para que faças amizades e te possam explicar todas as regras! Fundar um moto club ou grupo motard é algo impensável para quem nao esta instruido neste mundo.. Começa como membro e durante o período de instrução irás entender tudo e depois garanto te que nao irás querer fundar nada não só por ser complicado mas porque não terás coragem de abandonar as tuas cores e aqueles que se irão transformar nos “TEUS IRMÃOS”! espero ter ajudado.. Um abraço e boa sorte

  7. Realmente colega Danilo, não posso falar algo do qual não conheço, não posso falar sobre o Exercito Brasileiro, afinal, servi em outro país, e no meu país os uniformes são gratuitos como seus patchs também, na verdade há um custo, 25km de marcha com um fuzil e 30 kg nas costas… polichinelos e outras cossitas mas

    Desculpem meu radicalismo, sempre o fui e sempre o serei, só entro em uma “festa” se for convidado.
    Optimo post como sempre.

  8. Recentemente estavamos em bonde, nos dirigindo ao Serra Azul para um café rápido antes de pegar a estrada para um encontro em Boituva. 20 motos, sendo 15 do M.C. Algumas motos de baixa cilindrada conosco, incluindo convidados.
    Eis que na Bandeirantes, 3 “camaradas” resolveram nos acompanhar. 3 Hornets. Entraram no final do bonde e por alí ficaram por um tempo até que devem ter ficado de saco cheio de andar “devagar” e começaram a fazer graça. Aceleravam, reduziam e entravam no meio da formação. Uma das meninas(uma convidada) se assustou com o movimento brusco de um deles se metendo entre ela e a moto da frente, e quase causou um acidente.
    Colocamos os caras pra correr. Infelizmente tem gente que não entende: não é ser chato, não é ser arrogante, não é se achar melhor que os outros. É, acima de tudo, questão de segurança!

  9. Amigo Fábio, ainda bem que nada aconteceu, ou ia estragar por completo o passeio.
    Tudo na vida é uma questão de respeito, seja no Brasil, seja na Europa ou EUA, o que é correto é haver o respeito mutuo, seria muito mais fácil terem parado onde vocês iam tomar café e perguntado se poderiam ir convosco, com o meu pessoal, há motos de altíssima cilindrada e as vezes eles gostam de acelerar mais um pouco, os mesmos saem da formação e esticam, sem prejudicar o grupo, sem se prejudicarem e assim caminha a humanidade.
    Respeito, a base e fundamento de todo MC ou seja lá o que seja.

  10. Pois é Danilo, eu acho que aqui temos outras coisas melhores para fazer do que querer socar um cara que está com uma camiseta ou um colete de uma série ou banda que gosta, e que é ligado ao tema… Não é algo fora do contexto como falou o Digital-Inferno. No metal é mais raro acontecer, difícil colar alguém nada a ver num show do Cannibal, em evento de moto é cheio…
    Acho que ninguém que usa isso quer se passar por MC ou nada disso. A pessoa que veio perguntar da minha camiseta o fez por puro desconhecimento e isso foi o que achei engraçado.
    Agora, não consigo achar ruim, alguém que vive e respira moto e toda a cultura que vem com ela usar um colete liso, com bandeiras diversas, do BLS ou do SoA… Um colete de um MC “real” então vale mais? É uma categoria a parte?
    Moro em Osasco aqui tem muitos MCs e sempre rola festa, me incomoda muito mais nego bem louco caindo em cima dos outros, se achando o bandidão motoqueiro, sem nenhum respeito do que qualquer outra coisa.

  11. O grande problema é que alguns jovens veêm o SOA e acham que ao juntar-se a um MC podem delinquir como na série e que a vida real é igual Charming. Prezados um colete não te faz melhor ou mais forte que ninguém, não te coloca acima da lei e sim, um tiro ainda pode te matar…

    Os MCs não tem como finalidade o crime, mas existem regras básicas de convivência, onde qq pessoa que possua conceitos éticos e morais bem desenvolvidos poderá facilmente se adaptar.

    No mais, boa estrada…

  12. Bom exemplo disso é o que rolou em Manchester no dia de um show do Black Label Society.
    Zakk Wylde já teve alguns problemas com os Hells Angels por usar aquele colete do BLS e por ser o responsável por ter muita gente por aí com esse mesmo colete.
    Aliás não vejo razão pra usar um colete da banda. Mesmo sendo fã, vc pode comprar uma camiseta mesmo que tá cheio por aí.
    Outro exemplo: até mesmo na hora de fundar um MC, os MCs sempre pensaram cuidadosamente na hora de criar o patch pra não causar confusões ou desrespeito. Por exemplo fugindo do vermelho no branco (81), coisas que não estão escritas, mas a galera sabe. (Ou acaba aprendendo)
    Fiquei curioso agora, esse cara que usava o colete do Hells Angels falso foi aqui no Brasil? Imagina a confusão que esse cara deve ter criado. Não só com o Hells Angels, mas colando em rolê de outros MCs também. Imagina a merda..

  13. eu vou continuar usando meu colete do bls sou fan da banda ee do cara nao tenho moto ponto mas isso nao ipede de qualquer um usar a camisa ou uma jauqta com os pet cade a liberdade de expresa desse pais? ficou esquecido com a historia?

  14. Amigos todo o assunto se resume a respeito. Se vc não e do MC tal não use o colete deles. Se vc não faz parte de tal bonde, passe por eles e os cumprimente, certamente vc será cumprimentado por eles.
    E por fim, se vc quiser fazer parte de um MC e não foi convidado, crie o seu e desperte admiradores nos encontros. Abraço e bons km a todos!

  15. Amigos sou integrante de um MC,este assunto é muito preocupante ,no último evento tinhamos 5 carros de apoio, entre eles 4 radios ,um no final do trem ,um no meio e outro no primeiro carro, isso fora os intercomunicadores das motos e mesmo assim quase fomos atropelados por uma carreta devido a negligencia de um motociclista que ao entrar no comboio nao sabia as regras de sinaliazação , durante o ano fazemos reunião só parara passar essas informações aos pps, è justo alguém que nem o conhecemos se infiltrar em nosso meio?

  16. Sou motociclista e tenho minha moto toda personalizada com seca de 18′ e tudo o mais. Já me chamaram para fazer parte de motoclubes, porém não curto, já que servi o exército e hoje sou guarda civil cansei de ficar seguindo regras quase a vida toda. Hoje ando sozinho e estou a fim de fazer um colete com um escudo e os dizeres como “ryder alone”, “motoqueiro solitário” ou algo do tipo, para justamente mostrar que amo andar de motos e não preciso entrar em motoclubes para mostrar isso, apesar de respeitá-los.

      1. Aqui no Brasil não acho que chega a ser um problema, porém la fora, um “lobo solitário” pode incomodar por usar patch. Já vi em vídeos uma galera exortando quem anda sozinho a usar um colete liso. Os patchs são importantes para os MCs e por isso acho que não vale a pena se estressar com um ou com outro por conta disso. Minha dica: compre seu colete e ande com ele e se um dia achar algum MC que lhe desperte interesse vista as cores.

  17. Gostei muito da matéria. Percebi que existem MCs que se aborrecem quando os visitantes infringem regras às vezes por ele desconhecidas. Outros já são mais “tranquilos”, mais acolhedores. Eu e meu namorado achamos que a essência do motociclismo é motocar. Porém, gostamos de socializar, prestigiar os eventos e churrascos de confraternização, pois geralmente são eventos abertos aos irmãos motociclistas, independente de conhecer ou não, mesmo porque, para conhecer é preciso frequentar. É nesse momento que às vezes podem acontecer algumas dificuldades e chateações, por de repente infringir-se sem querer à alguma regra social de um clube. Gostaria se for possível, de ver alguma matéria a mais sobre isso, sobre o que é considerado desrespeito no mundo do motociclismo.

  18. Gostaria de saber sobre regras quanto ao luto do Brasão/escudo. Enquanto no luto, mesmo não usando o brasão/escudo,posso usar o patch do novo moto clube/grupo na parte frontal do colete ou não devo usar nada que caracterize o mc/mg?
    valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *