Brat Style

Eu menciono muito o Brat Style, e muita gente me pergunta o que ele é. Defini-lo não é fácil, pois ele é recente e ainda há muita discussão sobre ele. O nome vem da oficina Brat Style do Japão, que ficou famosa no underground da customização, mas acabou virando mainstream, para horror dos hipsters.

São motos que bebem na fonte das cafe racers, mas que não são necessariamente voltadas para a performance, e sim para um visual mais limpo, retirando tudo o que não é essencial delas.

Mais uma vez, o que caracteriza ou não uma Brat Style, ou se esse estilo realmente pode ser considerado um estilo, é uma longa discussão.

O vídeo acima foi feito na própria Brat Style. É em japonês, com legendas bizarras feitas provavelmente por algum Google Translate, mas vale pelas imagens.

4 ideias sobre “Brat Style”

  1. Muito bacana a sua postagem Bayer. De fato, fica um pouco difícil definir o estilo, que bebe da fonte das Cafe Racer e diria também da Bobber. Talvez a diferença dela entre essa duas seja o fato de serem depenadas por opção estética, coisa que as CR e Bobber eram mais pela busca de performance e agilidade. Ao menos no conceito original.

    Mas tem o outro lado: Se as Bobber e C.R´s no passado buscavam performance, hoje pesa muito mais a questão estética do que qualquer outra coisa. E existem criações que são verdadeiras misturas entre os estilos. Por isso uma definição precisa é algo bem complicado de dar atualmente.

  2. Toda definição por si só é enfadonha, mas acredito ser ocidentalmente difícil de definir porque, além do estilo da oficina em si, deve ter algo a ver com o minimalismo do zen. Depois que algo “cai na boca” do mainstream, as coisas dificilmente mantém o propósito inicial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *