Mas afinal: o que é um Motoclube 1%er ou Outlaw? – Parte 1

A “segunda” parte deste artigo você pode ler aqui.

OnePercenter

Alguns MCs são chamados de 1%er (abreviação do inglês de one percenter, daí o 1% + er) ou outlaw bikers. O nome veio de uma das histórias mais manjadas do motociclismo, quando um grupo de motoqueiros fez arruaça em uma cidadezinha e a AMA (American Motorcyclist Association) correu para dizer ao público que 99% dos motociclistas respeitavam a lei. O pessoal da arruaça quis fazer graça com isso e passaram a se autointitular de 1%. A história desse acontecimento você pode ler no post “Os verdadeiros Wild Ones”.

Nessa série de posts que começa hoje, pretendo  explicar mais sobre esses clubes e sobre sua subcultura, e as regras não escritas de respeito mútuo que existem entre os demais clubes e os 1%ers. Existe muito mito e desinformação, muito achismo, que já terminou até em briga, como foi o caso do cara que teve o seu colete da série Sons of Anarchy arrancado no meio de um encontro, ou do cidadão que se meteu no meio de um trem e foi escorraçado. Espero que essa série de posts ajude algumas pessoas a entenderem o porquê disso acontecer, mesmo que não concordem.

8b4b_1É um grande erro dos iniciantes em duas rodas (e até mesmo de alguns veteranos) de achar que esses clubes não existem mais, que eles são apenas coisa de filme. Na verdade, essa percepção se deve ao fato de que muitos desses MCs são extremamente discretos, e o silêncio é parte fundamental da existência deles. Após anos de perseguições nos EUA, por causa de envolvimento com crimes (supostos ou não), a postura de muitos deles mudou para algo mais low profile, e essa atitude se reflete em seus chapters em outros países, já que muitas forças policiais os qualificam como gangues.

Nos EUA, esses clubes são mais populares, já que as motos (especialmente as Harleys) sempre foram muito acessíveis, o que fez com que nunca faltasse motociclista disposto a ingressar neles. E graças a sua longa história e tradição, todos esses MCs tiveram muito tempo para se aperfeiçoar e angariar membros. Não é difícil cruzar com eles nas estradas americanas, em trens formados por dezenas de motos, chegando as centenas.

No Brasil, o processo desses MCs foi bem diferente. Eles começaram a surgir com força apenas nos anos 70, e o processo de crescimento deles foi muito mais lento, já que o motociclismo no Brasil se dividia entre quem tinha dinheiro e quem era apaixonado o suficiente para se virar de qualquer jeito, muitas vezes chegando a construir motos a partir de sucata. E por serem uma galera mais fechada, e também em menor número, não causavam na população a mesma impressão que os clubes de outros países.

A primeira coisa que você precisa entender sobre os membros desses clubes, é que eles possuem um enorme orgulho de fazer parte deles. É como uma família, um compromisso para a vida. Entrar não é (ou pelo menos não era) nada fácil. Você não bate na porta deles e pede pra fazer parte (apesar de que isso acontece bastante). Não é como muitos motoclubes ou motogrupos onde basta você comprar um patch para costurar na jaqueta e pronto. Para fazer parte de um MC 1%, há um longo processo onde você primeiro precisa ser convidado para andar com os caras (também chamado de hang around, parceiro ou camarada), para só depois de um tempo alguém decidir que você pode passar para o próximo estágio e se tornar um prospect, próspero ou PP.

Em tradição com a origem militar dos primeiros clubes, os prósperos seriam como os recrutas de um exército, sendo treinados e moldados antes de se tornarem um soldado. Eles ganham um colete com apenas uma parte do escudo ou patch do clube nas costas (mais uma vez, isso varia de clube para clube), e precisam ficar a disposição 24 horas por dia, 7 dias por semana, para qualquer coisa que sejam chamados. Geralmente ficam com as tarefas mais toscas e ingratas, como limpar a sede e cuidar das motos dos membros, mas alguns passam por coisas bem piores. A idéia é dar a chance deles provarem que o clube pode confiar neles cegamente, e avaliar se eles se encaixam na cultura do MC. Esse período não tem prazo para acabar, podem ser apenas seis meses, mas também pode levar até dois anos até o grupo decidir que o prospect merece fazer parte do clube. Se aceito, ele vai se tornar um escudo fechado ou full patch.

E é justamente nessa parte, dos escudos e logos dos clubes, é que começa a encrenca com quem não é 1%, mas tenta fingir que é.

Mas esse é o assunto do próximo post…

 

142 ideias sobre “Mas afinal: o que é um Motoclube 1%er ou Outlaw? – Parte 1”

  1. Faço parte de um clube 1% aqui no Brasil… e morri de rir com alguns comentários… o povo não sabe de nada e vem com mimimi, em nosso meio existem médicos, policiais, funcionários públicos em geral, magistrados, pedreiros, motoboys etc… vou finalizar de uma maneira sutil. QUER SABER O QUE É UM CLUBE 1%? A resposta é simples… SÓ SENDO PRA SABER. E afirmo, é fantástico. E não tem espaço para panacas…

      1. Eu não sei como responder essa pergunta sem causar uma ira feminista. Mas vamos lá…

        Porque é uma coisa de irmão, de brodagem, de fazer putaria e brigar juntos. É uma atividade de homens.

        Tirando as old ladies, mulheres são apenas diversão.

        1. Compreendo!! mas tem muitos homens coxinhas nesses MCs também! ….conheço muitas mulheres que dão um bonde neles!! kk valeu pela resposta! respeito as regras, até mesmo porquê esse negócio de putaria só os homens mesmo pois as mulheres são mal vistas quando excedem! não fico triste, pois eu pego minha Harley e ando normalmente pelas estradas sem ser discriminada, isso pra mim já é tudo! abraços

          1. Em geral MC sério não tem coxinha, ou aventureiro. Eles exigem um grande compromisso por parte do cara, período de prospect, etc. Agora motogrupo onde só precisa comprar o patch para entrar, ou aqueles MCs sem compromisso, onde qualquer um é convidado, sim, aí não é o mesmo perfil que eu mencionei no comentário anterior.

            Existem MCs só de mulheres: o Motor Maids é o mais antigo deles, e tem As Perpétuas, aqui no Brasil. Essas últimas são muito mais casca grossa que muito marmanjo por aí…

          2. Mulheres em MC 1%. Difícil mesmo falar e ser politicamente correto. Digamos que é meio inviável para uma mulher defender o clube em alguma possível treta contra membros de outro mc. Vai dar porrada? Tiro? Aguentar porrada? Colocar a vida em risco pelo clube? A não ser que seja daquelas “muié-macho” que mais parecem homens mesmo, creio que seriam “pontos fracos” dentro de um mc 1%. É isso.

          3. Magda, o que o Bayer quis dizer Eh o seguinte: nós temos irmandade. Nós não competimos com o nosso irmão e nem reparamos nele, a não ser se for para ajudá-lo.
            Onde a mulheres a intrigas e confusão.
            Foram séculos de evolução em guerras e caçadas que nos tornou assim. IRMÃOS.
            Isso vcs nunca vão entender.
            Está no sangue, DNA, e simplesmente natural para nós.

          4. Eu tenho a solução para os seus problemas. Que tal fundar seu próprio MC? Com as suas regras? E agregar quem você achar que deve?!?! É uma boa saída.!! ;)

    1. O ÚNICO MEMBRO QUE TU CONHECE É O Q TA ENFIADO NA TUA BUNDA, QUER PAGAR DE BADBOY … 1% MEU PAU , VACILÃO, SAI DESSE COMPUTADOR E CAI NA REAL. 1% OCULTO ESSE VAI SE FUDER.. SE TU PERTENCE A ALGUMA COISA ESSA COISA DEVERIA TER VERGONHA.

      1. Vejo pelo seu comentário o grau de escolaridade que VC deve ter, com certeza VC não pertence a nenhuma associação, no seu comentário infeliz, VC não disse nada com nada, apenas palavrões, então querido, antes de comentar qualquer assunto procure uma instituição pra VC se alfabetizar……

    2. Desculpe “meu nome é segredo poh”, mas acho que não entendeu o texto, se vc pertence a algum MC com médicos, policiais, etc, então vc faz parte de um MC 99%, os 1%, mesmo os daqui no Brasil são formados por arruaceiros, aqueles caras que não respeitam mulher, regras de silêncio no camping, brigam por nada, sujam o evento apenas por diversão, etc etc… blz?

      1. E quem disse que um médico ou policial nas suas horas vagas não pode ser assim, so de MC 1% e temos de tudo, todas as áreas, só não temos falsos e traíras, e diferente do que vc disse nenhum MC 1% É arruaceiro, no Brasil 1% é disciplina, união, mato e morro por um irmão, vá conhecer um MC 1%, repare a postura dos integrantes e a limpeza do lugar, na lealdade que todos tem um com outro, ai sim vc pode falar o que você quiser bll…

    3. Camarada… Falar atè papagaio fala!!! Mas ninguem sabe sobre fazer apologia a crime não neh 1%?, agressões físicas, facadas, desrespeitam sua esposa, sua moto, seus amigos, essa porra de “liga” que inventaram pra estorquir clubes menores forçando eles a baixar suas bandeiras…..sem moral nenhuma! Bando de lixo… Vermes…se NAO respeitam os direitos dos seres humanos.. “De ir e vir, liberdade de expressão” entao são animais.. Vc que faz parte de MOTOLIXO ARRUACEIROS… pensem na sua familia quando vc morrer com um tiro no peito, se seus amigos 1% vão dar alguma assistência pra eles…
      Sai do meu clube que gostava por motivos de brigas com outro clube 1% lixo… E se eu puder passar por cima deles eu passo!!! Sao mais lixos que torcida organizada de futebol…

      1. Se vc faz e acontece, porque largou o seu clubinho kkkk. Porquê não passou por cima deles kkkkk a verdade é que o motociclismo no Brasil virou modismo os mc 1% que aqui existem resistem a esta banalização.

  2. Tnc…..1% ….. É o clube que não tem membros da polícia… Polícia foi feito para quem está a fim de mais força ou te ferrar………formação militar é só de um grupo… O maior do mundo…….viver por um ideal e morrer por ele só isso…….agora fica esse bando de comentários idiotas…..aqui no Brasil…real.ente começou nos anos 70…. 1% não tem polícia.. Se chegar lá no exterior e disseram que seu clube tem polícia… Vc é um verme…..a não ser que o lá de fora sej igual……

    1. Não sabe o que estas dizendo! Por isso que só quem realmente está dentro de um MC1% sabe a realidade, não é pra qualquer bunda mole tagarela de pag de web!! Não sabe fica na sua!!

  3. Não pertenço a mais nada..nem tenho problemas co. Ninguém é apenas a minha experiência e meu conhecimento….que coloquei aqui….sinto muito…mas assim é……..,…… Sem retorno

  4. Tenho convicçao que la fora esses 1% daqui vao ser ridicularizados tomar uma surra isso se nao perder a vida! Pq adaptaram o 1% la de fora que se resume a brigas mortes estupros roubos e etc……pra doutores, policiais,advogados,médicos. E etc…..
    Quando se na vdd 1% la fora eh o oposto disso e vai falar q tu eh policia usando 1% pra tu ver!
    So lamentos!!!!!

  5. PRESIDENTE.

    Galera, o melhor a fazer e entender melhor e deixar as criticas para-la, sou presidente de um clube respeitado justamente por respeitar os demais; Agora para quem disse que não há pessoas importantes e graduadas nos clubes 1%, não sabem e não vive o motociclismo, para quem disse que pertence a 1% e não existe essas pessoas esta mentindo ou não faz parte ate mesmo por que 1% não os torna bandidos e sim membros de um clube de verdade. Minha desculpas de ofendi alguém não foi minha intenção.

    1. Concordo plenamente com o irmão tb sou 1% sempre.
      Nós amamos nossas cores nós somos irmãos de verdade não isso aí que vemos.
      Quando dizemos que não há doutores, policiais e etc é porque quando vc está ali usando as mesmas corres coberto com o mesmo escudo vc deixa de ser esses profissionais e passa ser o apelido que fora dado quando foi admitido
      Um grande abraço
      VIDA LIVRE MORTE DIGNA

  6. Sou customeiro, como moto personalizada com “seca”, pedaleira avançada e tudo o mais, entretanto não curto andar em grupo e nem de seguir mais regras, já que fui do Exército e hoje estou na Guarda Civil. Quero confeccionar um colete, com um escudo e os dizeres:” Alone Rider”, “Motoqueiro Solitário” ou algo do tipo. Respeito muitos motoclubes e já fui chamado para entrar, mas hoje prá mim não rola.

  7. Na boa aqui ta cheio de muleke criado a leite com pera que é 1%, de que ? no brasil hahaha …to rindo muito aqui ,vcs estão assistindo muito seriado isso sim kkkk .Cai numa cadeia onde quem manda é o pcc e vai pagar de 1% malvadão p ver onde suas pregas vão parar ooo tem que seguir as regras tradicionais americanas …..fodam se os americanos e suas regras eles estao cagANDO NO BOCA DE VCS ENQUANTO ESTÃO PAGANDO Pau p o estilo deles

    1. Único comentário coerente aqui no meio desses retardados falando de 1% com médicos, advogados, policiais. Meu deus! Vcs são motociclistas de fim de semana e querem pagar de 1%, e ainda mais no Brasil? Os motoclubes 1% do exterior são como as milícias daqui do Brasil, o pau come! Acordem, vcs são um bando de mijões!

    2. Só verdades, quero ver pagar de 1% na cadeia Hahahaha Vão comer seu cú de 5 em 5 minutos!!! Moto Clube Brasileiro é uma piada, depois que vi moto clube de crente perdi as esperanças!!

      Bando de otarios, quer liberdade, compra uma moto e sai para viajar livre sem ter que pagar pau para marmanjo imaturo!!

      1% é uma piada hahahahahahhah Vem falar disso aqui no morro do alemão, vao comer seu cu na frente da sua esposa e tacar fogo em vc dentro de uma pilha de pneus!!!

  8. 100% de acordo com o irmão Alexandre, gringo é gringo nos somos BRASILEIROS. Temos nossa cultura não queremos imitar minguem, aqui o papo é outro. Aqui o que vale é: IRMANDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE. Esse papo de território, valentão, porrada, morte, deixa pra eles. Já temos problemas demais pra viver, Ate porque se procurar acha. Qualquer um, homem ou mulher, quando ameaçado se transforma em demônio.
    VAMOS VIVER EM PAZ!!!

  9. Por favor…. volte com essas séries de post. Além de informativo, cultural é de grande utilidade.
    Sou fã desse tipo de post seu, Irmão.

    Forte abraço, Bayer!

  10. Infelizmente para os gringos 1% está associado a “foras da lei”, ou seja, MCs que atuam em alguma atividade criminosa, entretanto no Brasil se criou um “NEO 1%” onde eles aceitam policiais e etc, mas não se enganem, muitos clubes 1% MESMO aqui no Brasil TEM efetivamente ligação com atividades IlÌCITAS, dentre eles até mesmo a lavagem de dinheiro para Facções Criminosas como PCC. Um destes MCs realiza atividades nas CADEIAS (sempre da mesma facção) afim de recrutar novos membros.

    Aqui no Brasil tudo relacionado a motociclismo soa como uma aberração para os americanos.

    Lá não existe a possibilidade de um POLICIAL fazer parte de um clube 1%. Ele se sentiria envergonhado por isso!

    Policiais e demais agentes de segurança pública escolhem clubes LE, que só aceitam estes membros.

  11. SÓ JESUS PARA SALVAR …. AQUI ESTÁ CHEIO DE DOUTORES COM TEORIAS DE BUTECO. O 1% er original realmente não pode ter policial. A única moto do 1% er são as HDs. Não existe policial nos clubes 1% er. Não fique com achismo, vá a STURGIS no maior encontro do mundo e o mais antigo e vá saber a respeito antes de ficar contando estorinhas que seu clube é o tal e blablabla. moto japonesas são piadas e destruidas lá , ai me vem uns cachaceiros com umas motinhas piada cheia de bosta koreana como acessorios vestidos de corvim paracendo um guarda chuva traz uma esposa gorda feia pra caralho e fala que ta com dor na bunda porque o banco da moto machuca o rabo dela e que rodou meia hora na chuva , faz uma viagem pra praia grande {60 km} e ja paga de estradeiro. VTC. sou Brasileiro e morro de rir qdo leio coisas do tipo.. só quem é … e blablabla… voce não é veterano de guerra e nem sabe porque começou os mcs nos estados unidos, e vem com essa teoria brasileira de buteco falar de moto clubismo… motoclube brasileiro pode tudo.. somos livres no artigo 5 da constituição.. aqui no Brasil o termo IRMÂNDADE é confundido.. IRMANDADE é vc defender com a sua vida e liberdade o seu IRMAO DE CLUBE estando certo ou errado sem envolver a POLICIAAAAAAAA. entendeu pq não existe policial nos clubes 1% er. agora se vc diz que no seu clube tem ai sinto muito mas acho que a coisa evoluiu . sou harleyro desde 94 e ja rodei nos EUA.

  12. Angels forever forever Angels – AFFA. 1%ER.
    ABUTRE`S SEMPRE SEMPRE ABUTRE´S -ASSA 1% TUPINIQUIM. imitação na cara dura e piada brasileira. clube paralelo imitação dos Hells. clubinho sem vergonha de 1989 onde no começo tinha que ter moto acima de 400 cc e ser customizada na cor preta amazonas ou triciclo e nos dias atuais tem 90% dos integrantes com 125cc. o google veio pra desmentir essa fraude e ensinar esse povo ignorante.

    1. Brincando com a sorte, fala de Abutre’s porque não sabe oq é, ninguém aqui é bandido ou algo do gênero, mais somos um moto clube de homens, seja homem vc e fale isso na cara de um, não imitamos nenhum moto clube do fora, o 1% tem um significado de disciplina pra nós, mais fala oq vc quiser..

    2. O 1% Se faz presente mais uma vez numa discussão inútil, é só ler os comentários e vai perceberá que aqui 99% estão falando bosta, coloca seu coletinho AFFA, ou sua camisetinha suporte e sai pro asfalto procurando um clube de verdade pra defender seu ideal… aí vou te respeitar como homen, Harley, japonesa, chinesa, koreana… a puta que pariu de marca e/ou cilindrada… Aqui é Brasil e o seu 1%ers norte americano não serve pra nada, NOSSA CONSTITUIÇÃO, NOSSAS LEIS, NOSSAS REGRAS, NOSSA HONRA, os seus heroizinhos que você lambe o saco e paga pau, tem que ser gratos por rodar aqui. Sai da frente do computador, para de assistir Sons of a casa do caralho, compra uma Koreana 125cc e vai ser livre. Ao camarada que escreveu o post, parabéns por contar a história do surgimento 1%ers, entretanto assim como nossas motocicletas o mundo não para de rodar.

  13. Jhon cuzao, vc deve ser mas um aventureiro que não teve a coragem nem culhões para entrar em um motoclube de verdade, ainda mais ostentar 1%,falar mal do meu MC atras de uma tela é fácil quero ver falar isso de frente para um membro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *