O que são “chicken stripes”?

rug-003
“O centímetro da vergonha”.

Em alguns posts eu menciono as famigeradas chicken stripes, mas foi somente hoje conversando com um grupo de amigos que percebi que muita gente ainda não conhece esse termo.

Traduzindo livremente, significaria em português algo como “as faixas de covardia” ou “as faixas do medo”. Elas nada mais são do que aquelas faixas encontradas nas laterais de alguns pneus, onde você ainda consegue ver a cera original do composto, com pouco ou nenhum desgaste. Quanto maiores elas são, mais demonstram o receio do piloto daquela moto de inclinar as motos nas curvas.

Chicken-stripes
As linhas vermelhas mostram o tamanho das chikens stripes.

E ao contrário do que muita gente usa como desculpa, não depende do tipo de moto que você pilota. É muito engraçado ver algumas Fat Boys com pedaleiras enormes, conhecidas por rasparem cedo nas curvas, sem nenhuma chicken stripeao mesmo tempo que alguns donos de superesportivas possuem faixas que ocupam boa parte do pneu. Alguns “pilotos” levam isso tão à sério, que chegam a usar lixa nos pneus para não fazer feio na frente dos amigos…

Não importa a moto, o pneu é escolhido de forma que você possa aproveitar toda a sua faixa útil, respeitando-se os limites de cada moto e piloto.

Aqui, vale um adendo: muitos acreditam que “só esportiva deita”, mas toda moto é projetada para inclinar, daí o formato arredondado dos pneus. A diferença está no quanto elas são capazes de fazer isso: enquanto muitas customs inclinam no máximo 31º, uma esportiva pode inclinar até 50º ou mais. Mas seja lá qual for o ângulo de inclinação, o pneu é escolhido de forma a ter o máximo de área útil, e não apenas aqueles “quatro dedos” que ficam no meio dele. A foto aí em cima de uma Sportster é um bom exemplo disso.

E você? Qual é o tamanho das suas?

22 ideias sobre “O que são “chicken stripes”?”

  1. é complicado “medir a covardia/prudencia/coragem” com riscos no pneu.

    pra ser sincero, o complicado mesmo é o mundo em que vivemos em que pessoas precisam provas pra outras pessoas o que elas tem ou são.

    principalmente quando se trata de CM… como se fossem muleques “trocando isqueiro”.

    ———————————

    desculpe os meus comentários anteriores bayer, precisavam ser escritos por mim.

    sobre o conhecimento do conteúdo da postagem: Boa!
    bom saber que a moto mesmo parada deixa indícios de sua rodagem, inclusive de seu piloto!

    P.s.: continuem com as postagens 1%er. mais gente precisa saber.

    1. Mas pense no nome como um brincadeira, Pena, porque é mais uma mostra da habilidade do que da coragem. Uma pessoa pode desgastar todas as chicken stripes sem nunca ter passado acima de 60km, e sem ser imprudente, apenas com uma boa habilidade e controle da moto em baixa velocidade. Dá uma olhada nesse vídeo aqui, e veja como o cara usa toda a inclinação do pneu:

      http://www.youtube.com/watch?v=M9MVY8swO5M

      Quanto aos 1%er, a série irá continuar. Abração!

  2. Demais este artigo. Outra coisa que já ví acontecer e presenciei o constrangimento de um piloto de “jaspion”. Um amigo comprou uma HD em Curitiba e fomos buscar, chegando lá tinham várias motos chegando… Um mostrando o pneu pro outro… de repente um pede pra olhar o velocímetro do cara que tava só “falando”… Cacete… fica registrado em algum lugar a velocidade mais alta. (risos) Aí foi feio de ver… tinha gente falando demais… virou piada…

  3. Mudar a largura dos pneus originais pode alterar as chicken stripes? Digo, eu tenho uma suzuki GSR 150 e em um passeio com um amigo em sua CB 300 eu estava curvando tão bem quanto ele nas curvas de alta e nas mais fechadas entrava com certa distância e na saída estava colado na traseira dele, mas os pneus dele estavam mais gastos na borda e os meus com as chicken stripes intactas! Como isso? Fazíamos curvas muito fechadas a 100/110 km/h com a frente da minha moto quase solta dos asfalto!

    1. Com certeza. É por isso que muitos donos de Ducati que colocam o pneu 190 no lugar do 180, ficam com quase uma polegada de Chicken Stripes, mesmo com a moto no limite de inclinação.

      É um dos motivos que eu costumo dizer que moto não é carro: botar pneu mais largo não significa necessariamente mais estabilidade ou agilidade nas curvas, às vezes o efeito pode ser até o oposto.

        1. Legal ver um comentário antigo e ver que sigo sua dica até hoje! Com os pneus na medida original as “chicken Stripes” ficaram bem menores (ainda tem porque não abuso muito nas curvas) e a estabilidade na moto é melhor. Uma dica pra galera é ao invés de um pneu mais largo, escolha um pneu melhor que o resultado vai ser 1000x mais satisfatório!

  4. Amigos, preciso de uma instrução dos mais experientes. Estou pegando uma Thruxton e vi que o Angulo de inclinação dela é de 27º. A referencia é o chão ou o piloto+moto a 90º? Observando os pneus não boto muita fé de que ela incline tanto quanto essa Sportster, mas deve permitir alguma diversão; não quero rolar na Marginal Pinheiros e nem ter que lixar os pneus. Valeu, abs!

    1. A ciclística da Thruxton é superior a de uma Sportster, e o ângulo de inclinação também é maior por causa das pedaleiras mais altas. E os pneus são são referência, a Fat Boy tem pneus do tamanho de um carro e não inclinam quase nada.

      Da Sportster está em torno de 28º e é assimétrico (um lado inclina menos que o outro). Eu realmente não acredito nesse número de 27º na Thruxton, mas não encontrei dados oficiais. Usuários do fórum Triumph relatam números acima dos 35º, que só de olhar para as duas dá pra ver que faz sentido.

      Um exemplo de ângulos de inclinação: http://www.vroom-magazine.com/wp-content/uploads/2013/09/motogp-lean-angle-2.jpg

  5. Muito interessante, não sabia como chamar essas faixas. Acho que vale comentar que isso tambem pode mostrar muito sobre o trajeto mais usado pela moto, conheço gente que usa a moto diariamente o ano inteiro em uma trajeto reto de 10 km, o que pode criar chicken stripes independente da habilidade do sujeito ;)

  6. RAPAZIADA, AS DICAS AI SÃO ÓTIMAS E EU ADORO FAZER CURVAS, TANTO É QUE MEUS BRAÇOS E AS SETAS TRASEIRAS DA MINHA SPORTSTER SÃO RALADAS, LÓGICO QUE ABUSEI VÁRIAS VEZES E O CHÃO FOI O LIMITE. QUANDO A PISTA TÁ SECA, PERCEBO QUE OS TIPOS DE PNEUS QUE ESTOU USANDO, ADERE MAIS, PORÉM, SE A PISTA TA MOLHADA, EU PAREÇO UMA MINA QUE NÃO SABE ANDAR DE SALTO ALTO, RSRSRSRSRS, PILOTO COM O #* NA MÃO RSRSRS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *