Remoção do filtro de ar da XR1200

Filtro de ar XR1200XMuita gente apanha na hora de trocar ou remover o filtro de ar da XR. Por ficar preso ao tanque, e não na lateral como na maioria das Harleys, é como tirar uma peça de Lego que está escondida por várias outras.

Por isso o vídeo abaixo, que mostra a instalação de um filtro K&N, pode dar uma luz para quem precisa mexer na caixa de ar:

Não tem jeito, é necessário levantar o tanque e remover a caixa. Para isso, você também vai ter que tirar a capa do tanque, desconectar o sensor que controla o flapper, e remover os respiros de óleo.

No meu caso, aproveitei que a caixa estava desmontada e removi o flapper de uma vez. O flapper nada mais é do que uma aba que se abre e fecha para controlar a entrada de ar, na tentativa de reduzir um pouco as emissões de poluentes. Infelizmente, ele também restringe o fluxo, e como o projeto da caixa de ar visa mais a estética do que a funcionalidade, o fluxo de ar dessa caixa já não é lá essas coisas, qualquer ajuda é bem vinda.

Para remove-lo, basta tirar a aba de metal e as molas de apoio, mas manter a solenóide que abre e fecha o sistema no lugar. Dessa forma a injeção continua acreditando que o flapper ainda está lá, e não vai acusar nenhuma mensagem de erro no log nem acender a luz de injeção.

12 ideias sobre “Remoção do filtro de ar da XR1200”

  1. Show Bayer! Curto demais estes assuntos técnicos! E apesar de não ter “ainda” a minha Harley para por a mão fazer… conta muito para mim aprender sobre!

    Esta semana conheci um irmão aqui da região que curte muito custumizações também e já ando tramando uns planos de produzir algumas coisas na oficina dele!

    É isso!

    Abraços e bom fim de semana!

    1. A diferência de potência é pouca comparada com um filtro novo. O que acontece é que a qualidade do filtro é melhor, então mesmo depois de meses andando, ele não “entope” como o original.

      Vale a pena.

  2. boa noite,coloquei uma ponteira na minha xr,ficou legal,so que ta falhando em baixa,levei na harley,me falaram que se eu colocar um filtro ken,essa falha vai melhorar ou ate mesmo sumir,alguem ai tem algo a me falar?

    1. Que absurdo. Qual concessionária da Harley disse isso para você?

      Em primeiro lugar, só a troca da ponteira em uma XR não deveria causar falha em baixa, a não ser que algum sensor tenha sido danificado na hora de instalar (o que é bem difícil, já que eles ficam longe da ponteira). A XR tem um catalizador no meio do escapamento, que não é retirado quando se troca a ponteira. Ou seja, o fluxo de gases não muda tanto a ponto de criar falhas. E mesmo Harleys que tem o seu escapamento inteiro trocado, não apresentam falhas graves em baixa.

      Em segundo lugar, a troca do filtro de ar só pioraria uma situação de falha por causa da troca de um escapamento, deixando a mistura ainda mais pobre. A primeira coisa que eles deveriam ter indicado é uma acerto na injeção eletrônica, com o uso de um SEST, FuelPak, Redline ou similar.

      De qualquer forma, essa falha é estranha e não deveria estar acontecendo. A informação que a concessionária da Harley passou não procede.

  3. Olá Old dog, uma hora dessas você poderia falar um pouco sobre o feedback de quem usa filtro de ar lavável? Estou bem confuso com as opiniões da internet se vale a pena ou não…

    1. Eu acho ótimo. Mas a qualidade deles variam bastante…

      Os de espuma não sei dizer. Sei de alguns que desmancharam… Uso os da K&N, e os lavo a cada revisão. Ficam como novos.

      A vantagem dele para o original, é a facilidade de limpeza. Muitos originais são laváveis, mas o material deles não é bom para isso, a limpeza é chata e eles podem estragar. Já os do tipo K&N são bem resistentes, no longo prazo considero uma economia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *