Inutilidade ou utilidade?

mAa19saxmr-yGQVKNkzkI9qPQ_iklSfp18FO6NRwA8Qdz3RSjb4RUOUjY0F-LPQqBA=w1009-h516

O Ez Oil Drain é uma vávula que substitui o parafuso de dreno do óleo. Depois, é só abri-la como um torneira para trocar o óleo. Não sei como fica a parte magnética (já que muitos drenos possuem um imã para capturar as limalhas de metal que o motor costuma soltar), mas não dá para negar que é prático.

Mesmo assim, não compraria. Não é esforço nenhum tirar aquele parafuso, e ela me parece ficar sobressaindo demais pro meu gosto, acho arriscado. Talvez valha a pena para quem tem moto de competição, ou troca com uma frequência absurda (conheço gente que faz a troca a cada 1.000km, contra os 4.000km que a Harley sugere com mineral e 8.000km com semi-sintético).

Mais informações no site do fabricante (em inglês): www.ezoildrainvalve.com

10 ideias sobre “Inutilidade ou utilidade?”

  1. Qual a graça de trocar o óleo e não se sujar na hora de tirar o parafuso do dreno? Qual a graça de não ter que enviar a mão na bandeja de óleo procurando o parafuso que caiu? Ou ainda, qual a graça de não precisar tirar e por de volta repetidas vezes o parafuso para reduzir o nível de óleo?
    … pensando bem… AIUHUIHAIUAH

  2. Achei pouco seguro. Se vc chega a estacionar em algum lugar mais afastado e algum possível desafeto reparar isso. É fácil ele liberar seu óleo e vc ficar na mão.

  3. Olá Bayer,
    Antes de tudo parabéns pelo blog, passo por aqui diariamente.
    A minha Sportster (1997) tem uma mangueira conectada a um plug no quadro por abraçadeira por onde faço a drenagem do óleo, é bem mais fácil que tirar o parafuso, alem de evitar o risco de danificar a rosca ao instalar o parafuso novamente. Esta mangueira não existe nos modelos mais novos?

    1. Existe sim, continua igual. No caso da HD, essa válvula seria “útil” apenas nas Big Twins e afins, ou para o óleo da primária das Sportsters.

      Só que nesse caso, a válvula ficaria muito para fora, podendo arrebentar em uma lombada. Não vale a pena.

  4. Caro Bayer,
    Comprei uma HD usada e o antigo vendedor tinha acabado de fazer a revisão na CC, então não sei que tipo de óleo colocaram… pergunto: tem problema se na próximo troca eu trocar o tipo de óleo, mineral x semi-sintético?
    abs

    1. Muito provavelmente o sintético. Mas mesmo esse que a Harley recomenda como “sintético”, é na verdade um semi-sintético, que possui partes de óleo mineral.

      Se você está perguntando por causa da ideia de que, uma vez que você usou sintético não pode voltar para o mineral, não esquenta. Isso é um mito segundo especialistas. Aqui tem uma explicação em inglês sobre o assunto:

      http://chemistry.about.com/b/2013/07/17/what-happens-if-you-mix-regular-and-synthetic-oil.htm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *