Dica: revistas legais de moto

DSC_1175

Alguns anos atrás era bem chato conseguir revistas legais de moto no Brasil. Você não as encontrava em qualquer lugar, e muitas livrarias e bancas chegavam a cobrar até 10 vezes mais sobre o preço de capa de algumas. Chegavam a ser uma preciosidade que você levava no bar para mostrar para os amigos o que estava rolando lá fora.

Felizmente, com a internet ficou muito mais fácil compra-las, seja pela Amazon, eBay ou através de aplicativos e sites para leitura online como o Zinio. Hoje dá pra comprar revistas do mundo todo, sem muita dificuldade, incluindo as edições antigas por um preço bem camarada. Quem não fala inglês pode se contentar apenas com as belas fotos, ou arriscar as versões em espanhol de algumas delas.

Seguem as minhas favoritas:

Hot Bike Magazine (EUA)

1211-hbkp-01-z+vol44-number11+ hbk0214p_cu1

Até bem pouco tempo atrás eu não recomendaria essa revista. Ela era o paraíso de choppers no estilo da O.C.C., ou de quem queria customizar sua moto gastando milhares de dólares em peças cromadas (especialmente as da Kuryakyn). Mas no último ano, um novo editor assumiu a revista e ela entrou para o século 21. Agora ela divide espaço entre as baggers, motos mais ousadas, club bikes e alguns clássicos. Bem mais eclética e muito menos careta que o seu recente passado.

http://www.hotbikeweb.com/

Cycle World (EUA)

1385285468_cycle-world-january-2014-1416310062_370

Na minha opinião, a melhor revista sobre temas gerais de moto. Apesar de ser americana, tem uma cabeça mais aberta e costuma testar motos européias também. Mas é uma revista sobre motociclismo em geral, o foco não são as customs, e sim qualquer tipo de moto. Então se você só quer saber de Harleys, cafe racers e customs, fuja dela ou espere apenas as edições com esses temas. Mas se você se interessa pelo mercado de motos como um todo, vale muito a pena. As crônicas do Peter Egan são uma cereja a mais no bolo. Já tem versão nacional, mas não é a mesma coisa (pelo menos ainda).

http://www.cycleworld.com/

The Horse (EUA)

Cover_125_largecover_139_large

Uma revista focada em quem quer fazer sua chopper botando a mão na massa, com criatividade e pouca verba. Entra na categoria “tosca, mas legal”.

http://www.ironcross.net/

100% Biker (Inglaterra)

1308165895_100_biker_issue_143_downmagaz 100BikerIssue130

Preciso deixar claro: essa é a revista mais tosca da lista. Sabe aquele pessoal que gosta de pendurar boneca e caveiras na moto? Eles vão ficar bem à vontade lendo. Muitas das fotos são amadoras, a diagramação é de dar dor de cabeça, e é focada em uma cena de customização da Inglaterra que por si só já merece um post a parte, especialmente os triciclos feitos em motos como a Suzuki Bandit. Algumas vezes acho que a verba para modelos acaba, e as meninas nas fotos parecem estar a um passo de topar fazer um programa por 5 reais na esquina. Ou por uma pedra de crack.

Por outro lado, tem muita coisa interessante que aparece por lá de vez em quando. Há pouco tempo, teve uma série ensinando a fabricar peças de metal usando o improviso em um nível que eu nunca havia visto, com belos resultados. Tem também muito fabricante de garagem, com pouca grana, mas muito talento e criatividade. Se você tiver estômago, vale ver algumas edições.

http://www.100-biker.com/

Inked (EUA)

Screen Shot 2014-08-20 at 10.20.00 PM Screen Shot 2014-08-20 at 10.22.46 PM

Apesar de não ser uma revista de motos, tem tudo a ver com a Kulture. E todo ano a Inked faz uma edição especial chamada de “The Motorcycle Issue”, focada em motos e nas pessoas que andam nelas. A revista é excelente para quem gosta de Tattoos, Rock N’ Roll e pinups, e essa edição anual consegue juntar tudo isso com as motocicletas.

http://www.inkedmag.com/

Screen Shot 2014-08-20 at 10.20.51 PM

Claro, existem muitas outras revistas por aí, e eu costumo ler várias delas: The Motorcyclist, Duas Rodas, Motociclismo, EasyRiders. Mas se eu tivesse que recomendar as melhores, são essas aí de cima.

Boa leitura.

18 ideias sobre “Dica: revistas legais de moto”

    1. Gostava das Duas Rodas quando o Tite escrevia nela. Honestamente, o melhor conteúdo nacional eu encontro nos sites e blogs (muitos deles de jornalistas que escrevem para essas mesmas revistas). As montadoras parecem exercer uma enorme pressão nas editoras, e parece que ninguém tem uma visão muito crítica sobre os temas com medo de não receber mais motos pra testes, não ser convidado pra eventos, etc.

      As revistas gringas tem grana para comprar as motos que testam, caso a montadora não forneça uma, então eles são bem mais imparciais e profundos.

  1. Parabéns pelo post!!
    A Cycle Wolrd e Inked são as melhores na minha opinião. Tem um tempo que leio.
    A Hot Bike cheguei a ler algumas edições, mas não me empolguei. Vou ver se leio algumas edições recentes.
    100% Biker é meio avacalhado mesmo e a The Horse nunca li.
    Outra dica pra quem não tá afim de gastar nem com um exemplar físico ou digital é baixar a revista em PDF. Tem vários sites por ai com ótimo conteúdo de Ebooks. Eu sempre baixo neste aqui:
    [link removido]

  2. Tenho lido a cycle World tanto gringa quanto nacional e tenho gostado bastante, da versão nacional. Estão com matérias bacanas e com uma redação bem despojada, cheguei a dar risada de alguns comentários, até pertinentes, mas bem escrachados.

    abs e parabéns pelo blog! Parada obrigatória todos os dias!

  3. Na minha opniao é impossível deixar de fora de qualquer lista a Custom Magazine, que é uma ótima revista européia (espanhola). Quem tem iphone ou ipad consegue assinar/comprar com um preço honesto na minha opnião.

    A hotbike e a Inked também costumo ler e são muito boas, e a DICE que o único porém é que é dificil de achar.

    Parabéns pelo blog!
    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *