Checando a bateria da sua Harley

DSC_8875

As Harleys com alarmes de presença costumam arriar a bateria quando ficam um bom tempo paradas, e isso tende a piorar com a idade da bateria. É nessas horas que muita gente se assusta ao tentar dar partida e ouvir aquele famoso “treck-treck-treck” do motor de arranque da Harley (sim, o barulho parece algo saído do “Will It Blend“, mas não se preocupe, é normal).

Felizmente, checar a carga da bateria em casa é bem simples. Se você tem um multímetro, basta conecta-lo na bateria e seguir a tabela do manual de serviço da HD para saber como está a carga:

Screen Shot 2015-03-22 at 3.25.01 PM

Se a bateria estiver baixa, você pode usar um carregador no estilo dos Battery Tenders, que fazem todo o serviço sozinho, ou um convencional de lâmpada, o mais simples que existe.

Nesse último tipo, o tempo de carga vai ser de acordo com a potência da lâmpada colocada nele (6 horas para uma lâmpada de 100W, e 3 horas para uma lâmpada de 200W). Eu prefiro ser paciente e usar uma de 100W para uma carga mais lenta.

DSC_8877

Nesse caso, é importante usar o multímetro e ir acompanhando o estado do carregamento de vez em quando. O manual pede para nunca exceder os 14,6V e 5A durante o carregamento, e deixar a bateria descansar por duas horas após o termino da carga para termos uma leitura correta.

DSC_8876

Alguns tempos de carregamento típicos, que podem variar um pouco:

Screen Shot 2015-03-22 at 4.50.41 PM

3 ideias sobre “Checando a bateria da sua Harley”

  1. Bayer, este post caiu como uma luva hoje… fui pegar minha XR e a bateria estava arriada tbem. Eu já achava que isso ia acontecer e já estava de olho nos modelos de carregadores mais em conta.

    Existe um jeito de fazer a “chupeta” na XR sem desmontar a bateria da moto?

    Por acaso vc tem um post sobre a remoção da bateria? Acontece que moro em apartamento (sem garagem pra bancar de mecânico) e disponho de poucas ferramentas. Ainda assim gosto de fazer as coisas eu mesmo quando possível.

    grande abraço
    sucesso!

    1. Infelizmente não tenho nada fácil aqui da XR, mas acredito que no manual dela tem como retirar a bateria. É relativamente simples, é basicamente isso aqui: https://www.youtube.com/watch?v=4ampIukIltU

      Tem como dar partida sem tirar, ligando a “chupeta” no positivo e onde o negativo se junta com o quadro. Mas honestamente, eu prefiro dar carga na bateria e evitar qualquer coisa que possa fritar a EFI da Harley por causa de um engano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *