Semana dos MCs: Motociclistas Unidos Contra o Abuso Infantil

quadrado_assinatura

O Don Grenga faz parte do Moto Clube MUCAI, um grupo de motociclistas que se uniram para combater o abuso infantil. Não tenho como dizer o quanto essa é uma causa importante, já que o abuso infantil tem proporções estúpidas em nosso país.

O mais legal do projeto é a sensação de amparo que eles trazem para as crianças. Além da visita inicial onde a criança recebe o patch do grupo, dois membros passam a ser o contato dela, e ela pode ligar para eles caso se sinta ameaçada.

Imagino como deve ser bacana para uma criança fragilizada como as atendidas pelo grupo ter essa proteção. Poder ligar para um grupo de motoqueiros sempre dispostos a ajudar, deve causar um efeito psicológico muito positivo nessas crianças.

O site deles explica um pouco desse trabalho:

MUCAI é organizado através de uma central de contatos que recebe solicitações para a nossa ajuda, essa solicitação vem através de órgãos competentes, como Conselhos Tutelares, Juizados de Menores, Delegacias de Policia, Abrigos de Menores e Escolas.

Nossa central irá verificar as informações prestadas por esse órgão solicitante, a fim de determinar que o caso é legítimo, o que significa que as autoridades já foram contatadas , e o caso esta sendo verificado pelas autoridades competentes.

Em caso positivo, entramos em contato com o responsável da criança, para marcarmos uma visita a essa criança com todos os motociclistas pertencentes ao MUCAI disponíveis desta região, em sua residência ou em local escolhido por seu responsável. Nesta visita, será entregue a essa criança um colete com o nosso patch “Eu pertenço ao MUCAI”, para a criança também serão dados adesivos e presentes que geralmente são doados pela sociedade em geral. Estas visitas iniciais geralmente duram cerca de meia hora. Após esse contato inicial, a criança recebe o nome e o número de telefone de dois membros MUCAI, residentes geograficamente mais próximos a ela , que passam então a ser o principal contato da criança.

Antes de se tornar um contato para a criança, os motociclistas são investigados para poderem participar, com pesquisa de antecedentes criminais e sociais, e ter recebido instruções especiais de um profissional da psicologia. Sempre que a criança sentir medo e necessidade da presença de sua nova família MUCAI , a criança pode invocar estes motociclistas para ir para a casa da criança se possível e fornecer as garantias necessárias para se sentir seguro e protegido.

Membros MUCAI e simpatizantes também podem ajudar essas crianças da seguinte forma: fornecer escoltas para eles se sentirem medo em seus bairros ; andar por suas casas em uma base regular , acompanhando as crianças a audiências; acompanhar seus depoimentos , e , ficar com as crianças se eles estiverem assustadas.

Os membros MUCAI nunca irão para a casa da criança sozinhos sempre na presença de mais um integrante e nunca sem o conhecimento, e permissão dos pais ou dos responsáveis e sempre na presença de um deles. Nossa missão não é fornecer poder a essas crianças. Nossa missão é ajudar as crianças e suas famílias a terem de volta a sua confiança. Nossa presença estará disponível enquanto esta criança precisar de nós. Fora essas visitas regulares, promovemos festas e eventos para que essas crianças participem.

Facebook: facebook.com/mucai.org
Site: mucai.com.br/site/
FAQ: mucai.com.br/site/perguntas-e-respostas/

11800158_1617739411821635_2294776558093471600_n

21 ideias sobre “Semana dos MCs: Motociclistas Unidos Contra o Abuso Infantil”

    1. Bom dia Villa, o MUCAI foi inspirado no BACA, inclusive alguns dos nossos membros receberam treinamento deles, com a visita do embaixador Internacional BACA aqui no Brasil. A ideia a princípio era fundar uma facção BACA aqui no Brasil, mas por causa da burocracia de nossas leis, e algumas peculiaridades do ECA, não foi possivel, por isso com o apoio deles, fundamos o MUCAI.

  1. Que show.
    Eu tinha visto um vídeo de um grupo assim nos EUA (mas não não era identificado no vídeo como um MC).
    No final do vídeo uma das crianças diz algo mais ou menos assim, ao ser perguntada se tinha medo: “Eu não tenho mais medo. Porque ele é assustador, mas meus amigos são bem mais!”
    Trabalho fantástico!

  2. Bayer, antes tudo, parabéns pelo ODC. Essa série com os MCs está fantástica. É muito bom saber que há tantas boas iniciativas que unem motos com fazer a diferença na nossa sociedade. Parabéns aos que fazem da moto um catalizador para boas ações.

  3. Saude & Paz.
    Apesar do filme ser meio “chulo” ou “xulo”, (Vovô Sem Vergonha)tem uma cena no filme que os integrantes de um moto-clube dão proteção ao garoto personagem.
    Não sei precisar se citam alguma organização protetora.
    Abçs.

  4. Não conhecia este grupo e logo após de ler o artigo aqui no blog, entrei no site oficial deste grupo e fiquei alucinado. Trabalho muito legal que da vontade de ajudar de qualquer forma.

    Mais uma vez parabéns a todos os integrantes do MUCAI e ao Bayer por abrir este espaço para os MCs do Brasil.

    1. Sim! Entrei no site tbm e curti mto! Nunca tinha ouvido falar em algo do tipo, nem no BACA, nem no MUCAI.

      Fiquei com algumas dúvidas, do tipo… qual a “cobertura” geográfica do MC? Tem muitos membros?

      De qualquer forma, esses caras tem meu respeito!

      1. João, o MUCAI atualmente atende estado de São Paulo e em breve estaremos atendendo também no estado do Rio, o moto clube hoje com poucos membros, não chegam os nem a 10 ainda, pois como trabalhamos com crianças o processo para fazer parte é longo, pois pesquisamos a vida dos membros, seja criminal ou pessoalmente, seguimos as regras de qualquer moto clube e mais algumas inerentes para o atendimento das crianças. Além de querer fazer parte do moto clube, para participar dos passeios, e eventos, o membro tem que ter consciência do trabalho que irá ser desenvolvido, e isso exige comprometimento. Mas quem quiser nos ajudar em alguns tipos de atendimento, qualquer motociclista poderá participar, nesse caso basta ter a vontade de estar junto.

        Abraços

        DON GRENGA

  5. Parabéns pela postagem! Seria interessante espaço aos MC’s nordestinos também! Como Os Cobras, O K.C.L.A (Esse ultimo com membros em vários estados do nordeste) E tantos outros!

    Abraço,
    Marconi – Motociclista Independente

  6. Desculpe a expressão, mas não consigo pensar em nada melhor agora: QUE FODA! Sem sombra de dúvidas uma das melhores ideias que já vi.

    Parabéns a todos os membros do MC pela iniciativa. Belíssimo exemplo! E uma pena que não seja tão divulgado quanto mereça.

    1. Li o site inteiro do MUCAI. Sinceramente, me deu muita vontade de colaborar, principalmente pq sou pai e jamais permitiria que alguém fizesse mal à minha filha. E, da mesma forma, não admito maus tratos a outras crianças. Quem sabe no futuro não tento me juntar ao MC.

  7. Excelente.

    Não sabia que havia grupo equivalente ao BACA no Brasil. O trabalho dos caras realmente é fora da curva.

    Bayer, essa sequencia de posts sobre MCs está muito boa!

  8. Excelente,,,sem sombra de dúvidas,,,muito bom mesmo! Estão de parabéns. Quando pessoas de boa fé se juntam por uma causa nobre, todo merecimento e honras são válidas!
    Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *