Bons filmes ruins: Harley Davidson e Marlboro Man

O canal Good Bad Flicks tem um vídeo bem divertido com curiosidades sobre esse clássico (em inglês):

Para quem quer saber mais sobre essa emblemática moto, vou repostar um artigo de anos atrás:

Qual é a moto do filme Harley-Davidson & Marlboro Man?

harley_davidson_and_the_marlboro_man

Também conhecido como “Caçada sem trégua”, a moto do personagem Harley-Davidson, interpretado por Mickey Rourke (em uma época em que ele ainda não se parecia com a Dercy Gonçalves) é com certeza uma das mais famosas do cinema.

A moto é uma Harley-Davidson FXR 1989, com garfo alongado e amortecedores traseiros removidos, substituídos por strut bars para dar a impressão dela ser uma rabo duro. Para quem não conhece, esse é um acessório como o fabricado pela Biltwell, que consiste numa barra de aço para ser preso no suporte original dos amortecedores.

O banco e paralamas são um Don Crager encurtados, enquanto o tanque veio de uma Softail. Ele foi lixado e revestido apenas com uma camada de primer, com a inscrição Evolution na lateral, indicativo de orgulho de qual motor ele possuía. Dizem que as cartas possuem as iniciais dos nomes dos amigos de Mikey Rourke, que participou ativamente do processo de customização da moto.

04

Alguns dizem que o motor é de 80ci, outros de 98ci. Aparentemente, ambas as versões foram usadas, com o mais potente para as cenas de ação. A única coisa certa é que ele possui um belo filtro teardrop da S&S.

Infelizmente, pouco se sabe com certeza além disso sobre a moto do filme, também conhecida como Black Death, já que houve um erro na divulgação de quem fabricou a moto original e até hoje várias pessoas tentam assumir sua autoria. Como diversas foram fabricadas para o filme, algumas para close, outras para cenas de ação, fica difícil saber a verdadeira história.

Apesar do clichê “corporações malignas querendo destruir um bar de bikers”, o filme até que é divertido. Eu vi quando era pré-adolescente e pirei, mas os mais novos vão simplesmente achar bobo. Mas se tiver curiosidade, ele está disponível para assistir de graça online no Crackle aqui.

Marlboro_Man

harley661

marllborowman-harley

E se você ainda não percebeu quem esse filme pretendia “homenagear”, aí vai uma dica:

Outros posts da série:

Qual é a moto do Michael Douglas em Chuva Negra?
Qual é a moto de “Tron – O legado”?
Qual é a moto do Exterminador do Futuro?
Qual é a moto do filme “Os homens que não amavam as mulheres”?
Qual é a moto do Capitão América?
Quais são as motos do seriado Sons of Anarchy?

10 ideias sobre “Bons filmes ruins: Harley Davidson e Marlboro Man”

  1. Cara curti por demais essa materia!
    Sei que tem muito filme que usaram motocas e para nos que gostamos de filmes, com moto fica melhor ainda!
    Para quem consiguir encontrar “MARCAS do DESTINO”, um filme com um jovem que possui uma deficiencia em que seu rosto cresce como uma face de leao. Eu achei legal e curti muito devido as motocas e a atriz principal e’ a Cher .

  2. Realmente é um bom filme ruim . Assisti quando foi lançado .Não tem muito diálogo, coerência ou enredo ,mas trazia para a época imagens maravilhosas das motos , e mostrava uma coisa que hoje está em total escassez : a virilidade dos homens . Hoje existe uma enorme geração de “viadinhos ” que se assistir o filme ,vai considerá-lo repugnante . Sinal dos tempos !

  3. Amauri, realmente é o sinal dos tempos essa nova geração de “jovens de condominio” que vivem numa redoma de vidro protegidos dos pais.Eles se acasalam nos”shopings centers” e se propagam feitos cogumelos na chuva. rssss
    Esse filme é otimo, me diverti muitas vezes assistindo na sessão da tarde do sbt.
    Ps: Os atores pilotam sem capacete. è liberdade poética para filmar ou o filme se passa na califórnia?

    1. O filme se passa na California, logo na sequencia e início, qdo toda Dead or Alive do Bon Jovi, aparece a placa “Welcome to California”…
      So tem um parte que eles fogem de avião e vão para em Las Vegas.
      Eu acho esse filme espetacular!

  4. “…interpretado por Mickey Rourke (em uma época em que ele ainda não se parecia com a Dercy Gonçalves)”. Rachei com essa!

    Coitado do Mickey. Se você curtiu Rumble Fish (O selvagem da motocicleta) ou Angel Heart (Coração satânico), aposto que também ficou triste com a decaída que ele deu, com as plásticas e com a ideia de ser boxeador de qualquer jeito.

    Digo de qualquer jeito pq o cara comprou aquela briga ridícula na Rússia, em 2014, com um rapaz sem-teto e provavelmente meio autista. Uma luta tão chata, tão obviamente comprada, que me fez me sentir meio mal, sei lá, por todo mundo envolvido.

  5. Assisti um road movie mais recente (2014) essa semana, chamado Road To Paloma. É com o Jason Momoa, ele faz um mohave fugindo do FBI com um amigo que fez na estrada, ele numa panhead 59 (acho) e o amigo numa shitty Yamaha, como ele mesmo diz no filme.

    O filme é bacana e a fotografia é muito bonita, vale a conferida.

  6. Entrou ontem na Netflix o filme “21 Days under the Sky” ou “Highways” , de 2016 que conta a história de 4 motociclistas aventureiros em 2 semanas de passeio pelos EUA. Bayer, Parabéns pelo Blog! Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *