Moto GP – O guia pra quem quer começar a acompanhar

Esta semana começou no Qatar uma das competições mais importantes do mundo das duas rodas: o MotoGP. E se você tem vontade de começar a acompanhar, esta é sua chance: neste domingo 19, às 15:00 de Brasília, vai ser dada a largada para a primeira corrida da temporada de 2016.

Antes de explicar um pouco para os não iniciados um pouco sobre a competição, vou dar alguns bons motivos para você dar uma chance e assistir:

1) As motos chegam a atingir velocidades em torno de 345km/h.

É isso mesmo, 345km/h protegidos apenas por um macacão de couro e bolas de aço. A média de velocidade das motos durante a corrida é de 160km/h, sempre em circuitos com curvas emocionantes. E lembre-se: tudo isso sobre duas rodas.

2) A relação peso potência chega a ser pornográfica

A motos são de 1000cc e possuem em torno de 250hps de potência, tudo isso em apenas 160kg de peso! Pra você ter uma referência, uma Twister 250cc pesa quase 140 kg e uma Hornet 600cc pesa 193kg. Já esses demônios do MotoGP possuem quase o triplo da potência da última, com um peso parecido com o da primeira.

3) Eles fazem curvas em cima de uma moeda de 1 real

É isso mesmo. A área de contato dos pneus inclinando a 55º nas curvas é ligeiramente maior do que o diâmetro de uma moeda de 1 real. Daí a importância de se escolher o pneu certo para cada pista e clima, sem falar na tecnologia do composto. Cada par deles custa a bagatela de R$4.500.

4) É preciso ser atleta para correr

O esforço físico durantes as corridas, seja controlando a moto ou suportando a força G, chega a fazer com que os pilotos percam dois litros de suor. É uma atividade física intensa, não deixe o biotipo de piloto de jockey de alguns pilotos enganar você.

5) Eles usam macacão com protetores. E só!

O macacão é feito de couro de canguru, extremamente maleável e resistente, mas por baixo dele existe uma série de protetores em pontos estratégicos. Mesmo assim, é infinitamente mais corajoso andar nessa velocidade somente com isso, do que dentro de um carro com célula de sobrevivência e cinto de segurança.

6) O Grid é repleto de campeões

Entre os 21 pilotos deste ano, existem 10 campeões mundiais, que somam um total de 27 campeonatos entre eles.

E o que eu preciso saber pra acompanhar?

As 4 motos que você vai querer se focar inicialmente são as duas Hondas e as duas Yamahas oficiais. Nelas estão Valentino Rossi (um dos maiores pilotos de todos os tempos, e o quase campeão de 2015), Jorge Lorenzo (o atual campeão), Marc Marquez (o novato bicampeão que teve o arranca rabo com o Rossi ano passado), e Dani Pedrosa (que, bem, é um puta piloto mas esse ano está apenas feliz de estar entre os top 4).

Esses caras são os chamados de Aliens pelos fãs e por outros pilotos graças suas fantásticas habilidades. Todo mundo que está lá é um piloto muito acima da média, mas esses caras são alienígenas.

Ano passado a Suzuki voltou para a pista e a Ducati conseguiu chegou a beliscar vários pódiums. Este ano, a Aprilia também voltou para a competição, apesar de muitos não considerarem uma estreia, já que a fabricante estava fazendo testes disfarçados em uma das equipes “não-oficiais”.

Calendário

O calendário oficial prevê 18 corridas. Basicamente os treinos são de quinta e sexta, com classificatórias principais no sábado e a grande corrida no domingo.

O horário de cada corrida, assim como o calendário completo, você encontra no ótimo site oficial: http://www.motogp.com/en/calendar/.

Screen Shot 2016-03-19 at 8.52.47 PM

Você vai precisar clicar em Schedule & Results para ver quando será cada etapa. Não esqueça de selecionar “Show local time” para ver a hora que a corrida irá passar no Brasil.

Mas como eu gosto de vocês, segue o calendário completo deste ano, com os horários de Brasília:

Calendário 2016

Para quem gosta de dados, o site oficial é um prato cheio. Ele é repleto de informações e estatísticas, especialmente para quem assina o VideoPass. Quem ganhou quando, temperatura da pista, recordes e muito mais. Ano passado você ainda contava com uma versão dele em Português, mas infelizmente não está mais disponível até o momento da publicação deste artigo. No entanto, ainda existem diversas outras línguas à sua escolha, como Espanhol e Italiano.

Screen Shot 2016-03-19 at 8.57.30 PM

Onde assistir?

No Brasil, você assiste pelo SporTV e em Portugal no Sport.TV. Acompanhar no Brasil é um exercício de paciência, eles ficam jogando as corridas entre os três canais SporTV, muitas vezes cortando a competição. Tem que ficar ligado para assistir ao vivo, já que os compactos não são confiáveis. Em Portugal, geralmente é mais tranquilo acompanhar.

Você também pode assistir online com o pagamento do VideoPass, que custa a bagatela de R$ 571. Apesar de ser muito interessante e muito bem feito, é um valor absurdo, mesmo para os fãs. E não adianta tentar procurar pirata, os caras são bons em derrubar e tirar vídeos do ar.

Acho que isso é o básico. De resto é sentar no sofá e torcer! Garanto que é viciante.

11 ideias sobre “Moto GP – O guia pra quem quer começar a acompanhar”

  1. Bayer;
    Bom Dia!
    Com licença, mas fugindo totalmente do assunto, sem querer ser grosseiro, me desculpe se parecer assim, gostaria de, tendo em vista a sua experiência e conhecimento de te pedir um post que orientasse a compra da 1ª HD, para quem nunca teve uma e está querendo comprar. É um investimento considerável, a realização de um sonho e assusta muito o sonho virar pesadelo. Estou começando do zero e o que sei é o que tenho lido no seu blog e no do wolfmann, e tenho aprendido muito, demais, fico grato por isso, mas sei que em um post específico você poderia aprofundar o assunto, ando de moto desde os 18 anos, estou com 49 agora mas nunca tive uma moto acima de 250cc mas quando vejo uma HD na rua aqui em Santos-SP o coração bate mais forte…pesquisando na Net e forum HD vi indicação de 3 lojas: Nondas, Union e Santa Cruz mas uma tem varias crises no Reclame aqui e também queria saber o que verificar especificamente porque se o vendedor souber que “to por fora” é golpe certo. Acredito também que se comprar uma moto em uma dessas lojas ainda assim devo fazer revisão, ou não, aonde? Até agora tenho visto boas referências do Dotz ( aqui em Santos não consegui indicação de nenhuma, nem loja, só tem a CC e nem oficina) Abraço e continue com o Blog você e o wolfmann nos presenteiam com leitura fácil, prazeirosa e extremamente útil. Parabéns é muito obrigado

  2. Selvagem a corrida de domingo. E mais pra frente entra o Stoner! Imagina só os pegas que não vão acontecer.

    Me emputeceu a história do Moto2 e aquela punição atrasada. Quando eu tava começando a ficar feliz em ver a bandeira do brasil de novo hahaha. Parece até simbólico ou armação o acontecido. Que zica!

    1. Po, eu tenho uma dica também, sobre como assistir:

      Pra mim é bem comum acordar umas 7 horas depois do GP (geralmente é bem cedo), de modo que consigo baixar no piratebay pra assistir antes de alguém me contar o resultado. De tarde já tem uns torrents com vários seeders.

      Tem um lado ruim e bom de assistir assim: se você entende inglês, tá suave, pq a narração é boa e o som às vezes é melhor. Por outro lado, os caras da sportv de vez em quando falam umas coisas que cê casca o bico. Então, sei lá. Se conseguir, acorda cedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *